X
    Categories: Política

Prefeito de Coari contrata empresa sem licitação por R$ 1 milhão

ADVERTISEMENT

Manaus – O prefeito de Coari, Adail Filho, contratou, no último dia 13, com dispensa de licitação, a empresa Avanço Construções e Comércio de Eletrônicos Ltda., para realizar reforma do Hospital Regional de Coari – Dr. Odair Carlos Geraldo. O valor do contrato é de R$ 1.084.460,00. As informações são do Portal Amazonas Atual.

Adail Filho usa como justificativa para dispensar a licitação o Decreto Emergencial n° 711/2017, assinado por ele próprio no dia 9 do mês passado. Ele disse, na ocasião, que encontrou irregularidades nos serviços de saúde, educação, coleta de lixo, sistema viário e iluminação pública, o que justificaria a situação de emergência.

No dia 16 de janeiro, o Ministério Público do Estado do Amazonas instaurou três procedimentos administrativos para acompanhar “de formar continuada e concomitante situação de emergência decretada no município de Coari”.

Três portarias assinadas pelo promotor de Justiça Flávio Mota Moraes Silveira, que atua na Comarca de Coari, informavam que o Ministério Público iria fiscalizar eventuais contratações diretas sem licitação nas secretarias municipais de Educação, Saúde e Obras.

O contrato com a empresa Avanço é de responsabilidade das secretarias de Saúde e Obras do município de Coari.

Outro lado

A Prefeitura de Coari informou que a reforma do Hospital Regional de Coari Dr. Odair Carlos Geraldo “foi devidamente incluída nas ações emergenciais que constam no Decreto 711/2017, já tendo passado inclusive pela vistoria do Tribunal de Contas do Estado. que confirmou in loco as intervenções a serem realizadas, constatando a lisura de todo o processo”.

Segundo nota encaminhada ao ATUAL, quando chove, molha dentro devido a problemas no telhado e há infiltrações que comprometem as paredes. “Será realizada a restauração completa da cobertura incluindo o forro; revisão geral do sistema elétrico que deverá ser renovado face o tempo de uso e situação atual; reforma geral do sistema hidro-sanitária, com troca de louças e metais, atualmente precárias; implantação urgente de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); restauração do calçamento e demais pavimentos de concreto e restauração de estruturas de ferro como grades e portões e a conclusão de uma guarita de emergência estão entre as principais intervenções”, diz a nota.

Leia a nota da Prefeitura de Coari na íntegra:

Conforme contato do site de notícias Amazonas Atual, a Prefeitura de Coari informa que:

A reforma do Hospital Regional de Coari Dr. Odair Carlos Geraldo foi devidamente incluída nas ações emergenciais que constam no Decreto 711/2017, já tendo passado inclusive pela vistoria do Tribunal de Contas do Estado que confirmou in loco as intervenções a serem realizadas constatando a lisura de todo o processo.

Este hospital foi construído em 2004 e possui 80 leitos, além de um Centro Cirúrgico de Média Complexidade. Desde sua inauguração só recebeu pequenos reparos, estando atualmente com problemas estruturais que se não forem devidamente sanadas poderão por em risco a saúde e integridade dos pacientes.

Atualmente quando chove molha dentro o que já comprometeu inclusive as paredes com infiltrações. Será realizada a restauração completa da cobertura incluindo o forro; revisão geral do sistema elétrico que deverá ser renovado face o tempo de uso e situação atual; reforma geral do sistema hidro-sanitária, com troca de louças e metais, atualmente precárias; implantação urgente de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); restauração do calçamento e demais pavimentos de concreto e restauração de estruturas de ferro como grades e portões e a conclusão de uma guarita de emergência estão entre as principais intervenções.

Por se tratar de um Hospital Regional, recebemos uma demanda ainda maior, o que implica em desgaste da estrutura e, dado o tempo de sua construção, claramente se evidencia a urgência desta ação que sem dúvidas devolverá ao povo coariense e demais cidadãos da região a saúde de qualidade e adequada que todos merecem.
Expressoam:

This website uses cookies.