Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Brasil

Polêmica: Alunos brancos são pintados com tinta preta para evento do Dia da Consciência Negra

Expressoam Por Expressoam
20 de novembro de 2021
no Brasil
0
492
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

TOCANTINS | Imagens de alunos brancos pintados de preto, publicadas nas redes sociais por um colégio particular de Gurupi, cidade do Sul do Tocantins, gerou revolta de seguidores e acusação de “blackface” por parte de movimentos negros.

As fotos foram postadas no perfil do Instagram, nessa sexta-feira (19/11). Em uma delas, uma criança branca aparece pintada com tinta preta e usando uma peruca que simula o cabelo black power.

O ato ocorreu durante evento de celebração do Dia Nacional da Consciência Negra, promovido pelo colégio. Coletivos e grupos de combate ao racismo definiram a prática como discriminatória, racista e publicaram notas de repúdio.

Na legenda da publicação, o colégio escreveu: “Dia 20 de de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra. E hoje nossos alunos vieram caracterizados para comemorarmos este dia tão importante e para refletirmos o quanto Deus nos tornou irmãos e que perante ele somos todos iguais. Me conta aqui nos comentários se você gostou da caracterização dos nossos alunos”.

Os comentários contrários e repudiando o ato do colégio foram imediatos. Vários seguidores criticaram a escola, que apagou o post horas depois e publicou, em seguida, uma nota de esclarecimento.

Posts Relacionados

Vídeo mostra momento em que jovem é lançada de ônibus após vidro da janela se soltar; ela m0rr3u

Preso por est*pr0 coletivo presta depoimento com camisa ‘não me arrependo de nada’

Vídeo: Após m0rt3 da esposa, tenente-coronel trocou a roupa e disse à polícia que soldada havia se m@tad0

O caso foi noticiado pelo portal G1. O colégio alegou que não fez pintura nas crianças e nem as estimulou. Disse, ainda, que quis “valorizar a cultura negra e afrodescendente na escola e fora dela, assim como promover a reflexão e resgate da identidade negra”.

O coletivo Nacional da Juventude Negra (Enegrecer) considerou inaceitável a postura da escola. “É inconcebível que uma escola que se propõe o papel de educar futuros cidadãos se preste ao papel de expor e incitar crianças à discriminação ou preconceito de raça, cor”, apontou em nota.

Em Gurupi, o Coletivo Negro considerou inadequada a estratégia pedagógica e reforçou que a população negra não quer ser ridicularizada pelo tom de pele, cabelo e outros traços. A alegação essencial é de que o negro não é uma fantasia.

“Não vamos aceitar atitudes que há muito tempo provocam ridicularização e rebaixamento”, escreveu o coletivo.

Tags: alunos pintadosblack facedia da consciência negraracismo

Vídeo: segundo homem m0rto é encontrado nesta quarta-feira no São José

11 de março de 2026

Maior miliciano de Manaus, “Sombra” é pres0 após expulsar aluno soldado da PM de casa

11 de março de 2026

Vídeo: marido compra moedor de carne para sumir com corp0 da esposa após esquartejamento

11 de março de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago