X
    Categories: Manaus

PL de Joana Darc causa discórdia e Roberto Cidade a enfrenta: ‘Desmentida por todos’

A proposta de Joana Darc tem resistência da maioria da Casa. Foto: Reprodução

ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas Roberto Cidade (União Brasil) e a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) protagonizaram uma grande discussão durante sessão plenária a um dia do recesso parlamentar. O motivo foi o Projeto de Lei 77/2022, que deveria ter sido votado na quarta-feira (13), mas teria sido retirado da pauta.

Segundo o presidente da Aleam, a deputada havia informado que pediria a retirada de pauta e o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) entraria com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o projeto. Nesta quarta-feira, no entanto, a parlamentar solicitou para que o texto fosse colocado em pauta, afirmando que iria “arcar com todas as consequências”.

“Deputada Joana Darc, exponha para todo mundo que você fez uma reunião com 18 deputados e que você ia tirar o projeto de pauta. É ou não é verdade?! Você falou na presidência e você é desmentida por todos os deputados aqui!”, reclamou Roberto Cidade, aparentando muita chateação.

Joana negou a fala de Cidade. “Eu falei que era melhor a gente verificar o parecer do MP e não trazer o projeto à força, porque iria realmente causar essa divergência”, se defendeu.

“A forma como está sendo colocada, deputada Joana Darc, é como se o deputado Roberto Cidade não quisesse colocar em pauta, em detrimento do povo que aqui acompanha. […] Eu não vou aceitar o deputado Roberto Cidade sair dessa Casa como alguém que está sendo contra o PL 77”, declarou o deputado Sinésio Campos (PT), que também resolveu se manifestar.

O PL que causou a discórdia prevê que candidatos de concursos públicos, que não tenham sido classificados entre o quantitativo de vagas previsto pelo edital, mas tenham pontuado, não sejam considerados eliminados.

De autoria de Joana Darc, a proposta tem resistência da maioria da Casa, pois o Ministério Público do Estado já pediu arquivamento da matéria. Ela ainda disse que havia “forças malignas” travando o andamento da pauta.

Parlamentares saíram em defesa do presidente, que sustentou que Joana mudou de postura. “Semana passada, tivemos uma reunião na presidência, e a deputada Joana Darc disse que ia tirar o projeto de pauta. Chegou uma recomendação do MP aqui, dizendo que depois iam entrar com uma Adin. Hoje, a deputada vai e toma outra postura e pede para votar o projeto. Eu não irei sofre pressão!”, disse.

A maioria dos parlamentares ainda acusaram a deputada de usar a matéria para fins eleitorais. Vão fazer campanha em cima de outra pessoa, não em cima de mim!”, disse o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV).

O deputado Serafim Corrêa (PSB) também se manifestou sobre o assunto: “Com todo o respeito e carinho que eu tenho pela deputado Joana, ela jogou toda a galeria contra o Plenário, ficamos todos nós encurralados!”, disse.

O presidente decidiu por retirar a matéria de pauta e afirmou que uma reunião seria realizada com representantes, mas por conta do recesso, isso deve acontecer apenas no mês de agosto.

Veja o vídeo completo da sessão ou apenas do bate-boca, no minuto 2:50:48

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus:

This website uses cookies.