X

Pesquisa sugere que vírus da dengue ofereça imunidade contra Covid-19

ADVERTISEMENT

EUA | O professor brasileiro Miguel Nicolelis, da Universidade Duke (EUA), está desenvolvendo uma pesquisa que encontrou indícios de que pessoas que foram expostas à dengue podem ter adquirido “algum nível de imunidade” à Covid-19.

O estudo, que ainda não foi publicado, mostra que os locais com menores índices de infecção e de contágio do coronavírus foram justamente aqueles que sofreram com surtos de dengue ao longo dos dois anos. “Essa hipótese pode significar que a infecção por dengue ou a imunização com uma vacina eficaz e segura contra a dengue pode produzir algum nível de proteção imunológica”, esclarece parte do estudo.

O pesquisador Miguel Nicolelis lembrou que há casos em que pessoas que têm sorologia positiva para dengue, também testam positivo para coronavírus sem ter coronavírus. Os casos apontam para a possibilidade de uma produção de um anticorpo que age contra as duas doenças, indicando uma possível interação imunológica entre os dois vírus.

A descoberta do cientista foi feita por acidente, já que a proposta inicial da pesquisa era analisar o papel das rodovias como fator de distribuição de casos de Covid-19 no Brasil. “Foi um choque, foi um acidente total. Em ciência isso acontece, você está atirando para um lado e acerta no alvo que você nunca imaginou que iria atirar”, contou o pesquisador.

Expressoam:

This website uses cookies.