X
    Categories: Política

Pesquisa que beneficiava Amom na corrida para a Prefeitura é proibida pela justiça

A pesquisa foi divulgada pela empresa no dia 11 de março. Foto: Reprodução

ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – Nesta quinta-feira (21) foi suspensa por decisão da justiça a divulgação de pesquisa eleitoral realizada pela Foca Comunicação, Consultoria e Gestão Empresarial, nome fantasia do Instituto Listening. Nela, a empresa deu vantagem ao deputado Amom Mandel (Cidadania) sobre o prefeito David Almeida (Avante).

O pedido foi feito pelo Avante, que alega que a pesquisa foi fraudulenta. O juiz eleitoral Rafael Rodrigo da Silva Raposo aceitou a denúncia conforme análise do Ministério Público Eleitoral “por entender haver probabilidade do direito e perigo de dano ao resultado útil do processo”.

“Diante das informações e dos documentos juntados a representação, entendo haver probabilidade do direito mencionado pelo requerente e pelo Ministério Público Eleitoral, em razão do risco ao resultado das eleições municipais na cidade de Manaus, resultante de suposta pesquisa não registrada, considerando a influência de opinião ou escolha que as pesquisas ocasionam nos eleitores”, diz trecho da decisão.

Após notificada, a Listening terá prazo de 15 dias para “apresentar contestação, caso queira”. A decisão estabelece multa diária de R$ 5 mil caso a empresa desobedeça a decisão.

A Listening entrevistou 1,1 mil eleitores entre os dias 18 de fevereiro e 2 de março. A pesquisa foi registrada no TRE-AM, com o número AM-06981/2024, e divulgada no dia 11 de março.

Expressoam:

This website uses cookies.