Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Política

PEC que exige diploma de ensino superior para candidatos tem apoio de 190 deputados

Expressoam Por Expressoam
21 de julho de 2016
no Política
2
491
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

São Paulo – Não há chances de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltar à Presidência da República em 2019, se depender da vontade de 190 deputados, entre eles nove do PT, como o ex-presidente da Câmara Marco Maia (RS) e o ex-líder do partido Sibá Machado (AC). Esses parlamentares apoiam uma proposta de emenda constitucional (PEC) que estabelece a obrigatoriedade de ter um diploma de ensino superior para se candidatar a qualquer cargo eletivo, de vereador a presidente.

Tramita na Câmara dos Deputados Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe a candidatura de políticos sem diploma. Pelo texto, os parlamentares que já têm mandato podem se reeleger mesmo sem o curso universitário, mas ficariam proibidos de disputar outros cargos no Legislativo ou Executivo.

A justificativa do autor, deputado Irajá Abreu (PSD-TO), filho da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), é que a medida irá melhorar o nível dos debates no Legislativo. “Hoje, verificamos que muitos membros do Poder Legislativo possuem, inclusive, dificuldade de leitura.” Ele e a mãe têm nível superior.

Em maio, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) designou o deputado Jorginho Mello (PR-SC) como relator da PEC.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), por exemplo, seria um dos atingidos. Ele não concluiu a faculdade de economia e não poderia sonhar com um mandato de senador, por exemplo, mas poderia concorrer à reeleição. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), é formado em direito. O ex-presidente Lula também não poderia se candidatar mais a cargo eletivo.

Posts Relacionados

Marcadores inflamatórios de Bolsonaro sobem e médicos aumentam dose de remédios

Roberto Cidade destaca importância da valorização das mulheres durante encerramento da Semana da Mulher, na Aleam

Omar Aziz reforça compromisso com a ciência e a pesquisa em visita à Fiocruz em Manaus

Leia trechos da justificativa do deputado para sua PEC: 

“Hoje, verificamos que muitos membros do Poder Legislativo possuem, inclusive, dificuldade de leitura, o que impede que os membros atuem de modo efetivo nas suas funções constitucionais, na medida em que o exercício de tais funções torna-se cada vez mais complexo e dependente de conhecimentos específicos.”

“Já não bastam, portanto, as boas intenções para ser legislador: uma atuação eficiente e técnica em benefício da comunidade, que elege seus representantes, exige que eles apresentem o retorno esperado, em termos de uma legislação adequada e do controle das ações do Poder Executivo.”

“Além disso, em um País onde ainda é alto o índice de pessoas sem acesso à educação de qualidade, torna-se fundamental que o Poder Executivo e o Poder Legislativo tornem-se um exemplo, com seus integrantes tendo um elevado nível formal de educação, de modo a inspirar a toda a sociedade.”

Com informações o Estadão.

Comments 2

  1. Paulo José Valiente Leiria says:
    10 anos ago

    Com a obrigatoriedade de diploma de ensino superior só tornará a roubalheira mais elitizada, pois os atuais parlamentares estão todos no mesmo nível. A ressalva de permitir a reeleição dos atuais que não tenham o diploma é somente para manter os parceiros das falcatruas realizadas.

  2. Osmar Silva says:
    10 anos ago

    Concordo que a roubalheira será elitizada e somente os parceiros entrarão no sistema. E não basta tem que ser mais profunda, cortar os gastos com os políticos.

Vídeo: vi0lentos, bandid0s cometem assalt0 no Centro de Manaus: ‘rápido, car#alho’

15 de março de 2026

Agentes do Ibama são alvo de tir0s em ação contra exploração ilegal de madeira no Amazonas

15 de março de 2026

Vídeo mostra PM encontrando c0rpo da esposa m0rta pelo marido :’passou por cima dela’

15 de março de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago