X
    Categories: Amazonas

Oito garimpeiros vindos do Pará são presos no Sul do Amazonas

ADVERTISEMENT

AMAZONAS –  Em busca de acabar com o garimpo ilegal no Amazonas, a Força Nacional de Segurança prendeu oito garimpeiros na Floresta Nacional de Urupadi, no Sul do Amazonas, na quarta-feira (5), último dia de uma operação em conjunto com fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

Só na unidade de conservação vistoriada foram encontrados 14 garimpos ilegais. “Durante entrevista com os garimpeiros, os grandes nomes são da região do Pará, em Itaituba, onde estão os comandantes que gerenciam toda parte do minério que é extraído, toda parte financeira e os que financiam também a logística dentro do garimpo”, revelou o coordenador da operação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Sidney Rodrigues.

O trabalho segue sem parar na região Amazônica. Mesmo presos, os garimpeiros são rapidamente substituídos e tendem a voltar para o local onde o garimpo foi desarticulado. “Foi encontrado muito material, escavadeira hidráulica, motores geradores e acampamentos com internet de última geração. O material não deu para ser retirado pela equipe e agimos de acordo com a legislação ambiental e foi feito a inutilização dos materiais no interior do garimpo”, apontou o coordenador da operação.

Já foram devastados aproximadamente 100km² de floresta, com prejuízo de R$13,6 milhões para o garimpo.

“A operação vai ocorrer durante todo ano aqui nessa unidade para combater a ilegalidade, tanto como crime de desmatamento, quanto a prática ilícita de crime ambiental e também a extração ilegal de minério”, afirmou Rodrigues.

Charles Severiano:

This website uses cookies.