X

‘’O que tem de Resenha ’’ | Crochê, a moda que nunca saiu de moda

ADVERTISEMENT

Manaus – Crochê deriva da palavra francesa ‘croc’, cujo significado é ‘gancho’. É uma técnica de artesanato que surgiu no século 19, que deu origem a uma verdadeira indústria em lugares como Irlanda, Inglaterra e França.

Começou a ser utilizado pela rainha Vitória que na época fez a moda dos tecidos com esses bordados durante seu reinado, retornou nas passarelas, onde chamou atenção pela riqueza de detalhes e texturas nas peças, como Karl Lagerfeld trouxe no desfile do Verão 2010 para a Chanel, uma moda que não é nova, mas que nos últimos anos tem aparecido em força no verão.

Atualmente o artesanato em crochê não requer nada além de agulha, linha e treino, e já temos uma diversidade de produtos que é possível encontrar nas nas feiras de ruas, em lojas que apresentam diversas opções, desde casacos, camisolas, saias, carteiras e até vestuário para ir a banhos. Peças todas em croché, com várias cores à escolha e até feitas dos mais diversos materiais, embora no verão se usem sobretudo os mais frescos, como o algodão ou o linho.

Em Manaus temos a Artesã Keidiane Pinheiro do Keidy´Artes uma loja online de produtos em crochê que vai compartilhar conosco um pouquinho de sua história com o artesanato.

‘’Comecei a Fazer crochê quando criança, minha mãe fazia com agulha de pau e eu cortava sacolas de plásticos para aprender a tecer, nos fazíamos tapetes para colocar nas portas e cadeiras, quando não tinha sacola eu ia catar na rua, lavava e colocava para secar, minha felicidade era achar sacolas coloridas. Quando completei 12 anos comecei a fazer bolsas para vendar na escola, comecei a ganhar meu próprio dinheiro. Quando sai de minha cidade Natal fui atrás de meios de trabalhos, fiz diversos cursos que não foram como eu esperava, foi aí que pensei ´o que sei fazer que posso compartilhar para ganhar um extra? Então me veio a ideia de ministrar aulas de crochê, consegui fechar duas turmas. Então daí começou também as encomendas das toquinhas personalizadas, roupinha para newborn, parceria com fotógrafos, fui vendo que no mundo do crochê eu posso criar o que quiser. Trabalhar com crochê e prazeroso, e sinônimo de gratidão, quando vejo minhas peças sendo admiradas me sinto orgulhosa e grata a Deus por ter me dado este conhecimento. Mas trabalhar com artesanato também não é fácil, ainda tem pessoas que desvalorizam dizendo que tá caro, ou outras fazem encomenda e somem sem dar nenhuma satisfação e é prejuízo na certa, quando a cliente entra em contato comigo para fazer uma encomenda, faço sempre de acordo com o que ela quer, fazendo com que a peça seja única e diferente e se ela desiste na maioria das vezes é difícil vender para outra pessoa. ’’.

Keidiane Pinheiro, 31 anos, casada e mãe de um lindo príncipe chamado Benício de 1 aninho e 5 meses, ministra aulas particulares de crochê, onde tem turmas de níveis médios e intermediários onde ensina todos os pontos do crochê.

Bom já deu para perceber o porquê que o crochê nunca sai de moda né? As possibilidades que essa arte nos dá é que faz com que ela seja tão rica e apaixonante.

Keidiane trabalha também com encomendas e pode atendê-los pelo fone 09299487-9088

A coluna “O que tem de resenha?” vai ao ar toda “segunda e sexta feira”. A assessoria está 24hs disposta a fechar parcerias e tirar dúvidas de todos sobre a coluna, você pode enviar matérias locais sobre feiras ou bazar para divulgação, assim como promoções diárias de sua loja!

Para ter o seu produto, loja ou espaço anunciado entre em contato:

Expressoam:

This website uses cookies.