X

Nuvem de poeira do Saara está a caminho dos Estados Unidos

ADVERTISEMENT

EUA | Uma nuvem de poeira gigante transformou o céu azul do Caribe em uma densa névoa marrom esta semana e acendeu um alerta para os riscos de saúde causados pela queda na qualidade do ar.

Apesar de os fortes ventos quentes do Saara serem comuns nesse período, é a primeira vez que o fenômeno fica visível, a ponto de comprometer a visibilidade do ar no Caribe.

O diretor do Serviço Meteorológico da Divisão na jamaica, Evan Thompson, afirmou que é “a pior coisa” que já viu desde o início dos registro. “Estamos vendo uma massa muito mais espessa de partículas de poeira em suspensão. É muito mais distinto e notável”, afirmou ele.

A nuvem de poeira ficou concentrada na Jamaica, Porto Rico e parte de Cuba até esta terça-feira (23), e seguiu em direção aos EUA e outros países da América Central.

Autoridades de Cuba alertaram os moradores a permanecerem dentro de casa a maior parte do tempo, além de continuarem a usar máscaras, principalmente a quem já apresentava comorbidades e problemas respiratórios, pois o pó pode agravar essa situação.

“O uso de máscara facial é recomendado nessa situação, além de já ser necessária para a prevenção da Covid-19”, disse José Ribiera, meteorologista em Cuba.

Apesar de afetar as qualidades do ar, as poeiras do Saara ajudam a expandir as praias do Caribe, além de fertilizar os solos da Amazônia.

Expressoam:

This website uses cookies.