Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Manaus Política

Nova CPMI do INSS: Omar Aziz defende que culpados sejam responsabilizados e que Comissão trabalhe para evitar novas fraudes

Redação Por Redação
19 de agosto de 2025
no Política
0
A comissão terá como foco investigar fraudes em aposentadorias e pensões, especialmente em operações de consignados fraudulentos. Foto:  Ariel Costa

A comissão terá como foco investigar fraudes em aposentadorias e pensões, especialmente em operações de consignados fraudulentos. Foto: Ariel Costa

496
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – O senador Omar Aziz (PSD-AM) deve ser confirmado nesta quarta-feira (20) como presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. A comissão terá como foco investigar fraudes em aposentadorias e pensões, especialmente em operações de consignados fraudulentos que lesaram milhares de aposentados e pensionistas em todo o país.

Omar reforçou que sua condução será pautada pela busca da verdade, sem espaço para conveniências políticas ou disputas ideológicas. “A população está ansiosa para ter mais entendimento do que se passou, do que está se passando. O compromisso é com a verdade, e não com conveniências políticas. O trabalho da CPMI não é para proteger nem para prejudicar ninguém, mas para apurar os fatos e evitar que esse tipo de fraude volte a acontecer”, afirmou.

O senador ressaltou que, apesar do governo já estar devolvendo valores cobrados indevidamente, é fundamental identificar quem se beneficiou das irregularidades. “Houve quem lucrou com a boa fé dos aposentados. Essas pessoas terão que devolver os recursos ou pagar penalidades. Esse é o trabalho principal: apurar, sem inocentar ou culpar de forma antecipada”, disse.

Plano de trabalho e equipe técnica

Omar antecipou que, após a confirmação do relator — que deverá ser o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) —, será dado um prazo de até sete dias para a apresentação do plano de trabalho. O documento, segundo ele, será compartilhado com antecedência com todos os membros da CPMI para garantir ampla participação.

Posts Relacionados

Com apoio do senador Omar Aziz, nova maternidade de Parintins e muro de arrimo consolidam grandes investimentos para o interior do Amazonas

Bolsonaro será trasferido para a Papudinha onde terá cama com ‘grades de proteção’

Proposta de Roberto Cidade amplia proteção a idosos, PcDs e pacientes em tratamento de saúde contínuo

Além disso, o senador defendeu a composição de uma equipe técnica robusta para subsidiar os trabalhos da comissão. “Nós queremos auditores do TCU, da Receita Federal, da CGU e também o apoio da Polícia Federal. Uma equipe que possa auxiliar deputados e senadores de todos os campos políticos. A tarefa não é escolher lado, é apurar responsabilidades”, explicou.

Prevenção para o futuro

Omar Aziz destacou ainda que o maior legado da CPMI deve ser estruturar mecanismos que impeçam novas fraudes no sistema previdenciário. “A Previdência vai continuar existindo para além de todos nós. Não podemos permitir que aposentados sejam lesados por descontos fraudulentos, principalmente em consignados que eles nunca pediram. O papel da comissão é apurar, responsabilizar e também criar salvaguardas para o futuro”, concluiu.

Tags: comissãocpmiinssinvestigaçãoomar aziz

M0rre David Benedito, filho do prefeito de Manaus, David Almeida

23 de janeiro de 2026

Homem é execut4d0 com quatro tir0s na Comunidade Santa Cruz, em Manaus

22 de janeiro de 2026
'Não tem como contar os golpes', diz delegado ao detalhar m0rt3 de menino de 3 anos em Manaus

‘Não tem como contar os golpes’, diz delegado ao detalhar m0rt3 de menino de 3 anos em Manaus

22 de janeiro de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago