X

No aniversário de 30 anos, veja 7 curiosidades sobre “Curtindo a vida adoidado”

ADVERTISEMENT

São Paulo – O filme “Curtindo a Vida Adoidado” completa 30 anos no sábado, 11. Clássico dos anos 1980, o longa dirigido por John Hughes conta a história de Ferris Bueller (interpretado por Matthew Broderick), que mata aula para passear por Chicago com a namorada e o melhor amigo.

Há 30 anos, fazia 25ºC nos arredores de Chicago em uma manhã ensolarada de primavera. “Como posso ir à escola num dia desses?”, pensou Ferris Bueller, que pôs em prática um plano para matar aula: fingiu estar doente e cooptou seu amigo Cameron – além da Ferrari do pai dele – e sua namorada Sloane para aproveitarem o dia. Juntos, eles fazem da cidade um parque de diversões e visitam os mais variados lugares, desde um museu de arte a uma bolsa de valores em plena atividade. No entanto, o trio precisa evitar ser descoberto pelos pais de Ferris e pelo diretor casca-grossa da escola.

É esse o plot de Curtindo a vida adoidado (1986), ou Ferris Bueller’s day off, um dos maiores clássicos da onda de filmes adolescentes da década de 1980, que completa 30 anos neste sábado. Reprisado dezenas de vezes na Sessão da tarde, era aquele longa a que a audiência revia diversas vezes. Mérito do diretor John Hughes, especialista em retratar esse universo – são dele outros sucessos da época, como Clube dos cinco (1985), Mulher nota 1000 (1985) e Gatinhas e gatões (1984).

Hughes não fazia filmes para adultos: seus longas são celebrações da vida adolescente. Em Curtindo a vida adoidado, explora uma fantasia tentadora – afinal, quem nunca pensou em ludibriar o professor ou o chefe para tirar um dia livre de responsabilidades?

Com sequências icônicas (como Ferris dublando a versão dos Beatles de Twist and shout) e situações inusitadas, o filme mantém a força não só pelo entretenimento proporcionado, mas também porque a vida segue passando rapidamente e o anseio por um dia de folga permanece, de geração para geração. “Se você não parar e dar um olhada em volta de vez em quando, vai perdê-la”, já filosofava Ferris.

Cameron (Alan Ruck), Sloane (Mia Sara) e Ferris Bueller (Matthew Broderick) formam o trio do longa de John Hughes

CURIOSIDADES CLÁSSICAS

1. Ferris não existe?

Um usuário do fórum Metatalk identificado como Cool Papa Bell publicou uma teoria segundo a qual o protagonista, Ferris Bueller, não existe: seria apenas fruto da imaginação de seu amigo Cameron, que teria idealizado o dia inteiro em sua mente. Muita gente concordou. A tese até rendeu um vídeo que mistura Curtindo a vida adoidado com o filme Clube da luta (1999).

2. Ed Rooney existe

O diretor, John Hughes, costumava utilizar referências autobiográficas em seus filmes. Curtindo a vida adoidado não foi diferente: o ator Jeffrey Jones, que interpreta o diretor abusivo da escola de Ferris, foi conhecer pessoalmente o coordenador do colégio no qual o cineasta estudou em sua adolescência.

3. Mãozinha para os Beatles

A cena em que Ferris dubla Twist and shout em um desfile no meio da rua colocou o quarteto de Liverpool de volta às paradas de sucesso: lançada mais de duas décadas antes, a música subiu para o 23º lugar no Hot 100 da Billboard.

4. O filme virou livro

Para celebrar os 30 anos do filme, Curtindo a vida adoidado foi adaptado em forma de romance pelo escritor Todd Strasser. No Brasil, o livro foi lançado com o título homônimo pela editora Gutenberg.

5. Quem patrocinou o dia?

Na trama, Ferris assiste a um jogo de beisebol, almoça em um restaurante luxuoso, roda Chicago de táxi, paga estacionamento e dá gorjeta generosa. Mas, considerando que ele não trabalhava nem tinha grana para comprar um carro, de onde tirava todo esse dinheiro? O filme não explica, mas talvez o roteiro original dê uma pista: no texto escrito por Hughes, Ferris roubava dinheiro da poupança de seu pai. O trecho acabou cortado em sua versão final.

Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

6. Os irmãos sumiram

No roteiro original, Ferris tinha dois irmãos mais novos, Todd e Kimberley. Mas a dupla acabou descartada do filme que foi lançado em 11 de junho de 1986.

7. A folga foi em 1985

Segundo o site americano Baseball Prospectus, a folga de Ferris foi realizada no dia 5 de junho de 1985. A publicação tem como argumento a data do jogo de beisebol a que o trio assistiu, entre Chicago Cubs e Atlanta Braves.

[impulsosocial] [impulsosocial_popup]

Com informações Zero Hora.

Expressoam:

This website uses cookies.