X
    Categories: Manaus

Menina desaparecida fugiu de casa por sofrer exploração sexual e infantil

ADVERTISEMENT

Manaus- AM| Recentemente, uma menina de 9 anos, identificada pelas siglas E.C.S, havia sumido após sair de casa para comprar frango. Encontrada no distrito de Paricatuba na última terça-feira (11), a delegada da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Joyce Coelho, afirmou que o desaparecimento da menina, na verdade era uma tentativa de fuga da realidade em que a criança estava vivendo.

Segundo Joyce, a menina já havia fugido de casa várias vezes por ser vítima do trabalho infantil e sofrer exploração sexual da própria família. Ela inclusive já tinha reincidentes de passagens tanto na Depca quanto em abrigos locais.

A delegada explicou que após a menina ter sido encontrada e entregue à família, houve um erro no procedimento policial, pois a criança não havia passado pelos procedimentos legais de oitiva, de escuta especializada e de exames para que pudesse averiguar seu estado emocional e físico.

Na ultima quarta-feira, E.C.S foi ouvida na Depca e relatou que de fato vive uma situação de vulnerabilidade social extrema, inclusive pedindo dinheiro nos sinais. Além disso, a menina estava sendo explorada por uma pessoa do bairro Colonia Antonio Aleixo e contou que existe várias outras crianças que estão na mesma situação que ela.

Segundo a delegada, a menina foi convidada para ir à Iranduba e aceitou o convite na tentativa de fugir da exploração que estava vivendo. A fuga apesar de não se configurar como sequestro, é um crime tão grave quanto, que pode gerar pena ao responsável.

Ainda conforme a delegada, a criança estava na casa de uma família em Iranduba. A mulher que estava com a garota, procurou a Depca nesta quinta-feira para explicar a situação e disse que a recebeu das mãos de sua irmã.

A menina foi encontrada, por volta das 20h, após a repercussão do caso na mídia. Maria Lucia, uma vizinha da família, que se sensibilizou com o desaparecimento da criança, recebeu uma ligação anônima informando sobre o paradeiro da menina e avisou a polícia.

“Ela nem sabe ler. Tem nove anos e manifestou o desejo de querer estudar. Estava no sinal pedindo dinheiro, porque queria comprar material escolar. Então foi uma pessoa atrás da outra explorando essa criança. Ela agora vai estudar”, disse a delegada.

A criança foi encaminhada a um abrigo definitivo, onde terá a oportunidade de aproveitar sua infância e estudar.

Expressoam:

This website uses cookies.