Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Brasil

Médicos denunciam falta de sedativos nas UTIs e sofrimento para os intubados por Covid: “Os pacientes estão acordando”

Redação Por Redação
8 de abril de 2021
no Brasil
0
Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

491
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

RECIFE – PE | Não bastasse o sofrimento causado pela Covid, a necessidade de ser intubado e o risco de morte, os pacientes internados agora enfrentam um novo drama: a falta de medicamentos para intubação. Sem a medicação, os profissionais são obrigados a lidar com o sofrimento físico dos doentes e começam a relatar o desespero vivido escondido pelas paredes dos hospitais. 

O médico intensivista Arthur Milach, coordenador da UTI-Covid do Hospital de Referência Unidade Boa Viagem Covid-19 e do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa,  em Pernambuco, botou a boca no trombone. “As medicações chegam, mas o período em que o paciente fica sem sedação é arriscado e alguns terminam acordando”.

A situação é de estresse máximo.  As Secretarias de Saúde de Pernambuco e do Recife negaram desabastecimento. Mas o médico denuncia. “As equipes de enfermagem estão bastante treinadas e ficam próximas dos pacientes, monitorando para que não aconteça uma desintubação. Nesse momento, não é apenas o cansaço que conta, tem também o estresse. A gente precisa ficar a cada momento mais vigilante”, relatou Milach.

O Governo Federal afirma que corre atrás dos medicamentos, mas parece que o número de casos é maior do que a capacidade de suprir. “Enquanto essas medicações não estão sendo fornecidas, a gente tem que usar alternativas. Além da rotina desgastante de UTI, ainda é preciso lidar com essa falta de medicamentos que pode prejudicar o paciente”, relatou Marçal.

ACABA DE REPENTE

Posts Relacionados

Veja: Grupo de mulheres furta kits de cosméticos de loja no Jorge Teixeira

Vídeo: Após levar ‘não’, homem at4ca mulher com garrafa de vidro e acaba preso

Bolsonaro apresenta piora na função renal e segue internado na UTI

De acordo com o farmacêutico hospitalar José de Arimatéa Rocha Filho, membro do Conselho Federal de Farmácia (CFF), a situação é crítica. “Começou junto com o aumento dos casos de Covid e de internações em UTI, entre fevereiro e março. Você pode ter de manhã uma droga e ela acabar de repente. Na troca por outro medicamento, tem um tempo de espera. E o paciente intubado, se perder a sedação, pode ficar agitado e perder a intubação”, relatou.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) tem feito o acompanhamento junto aos farmacêuticos e realiza ações junto ao Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Conseguimos alguns resultados como o aumento da importação, mas o desabastecimento continua por conta do número de casos”, disse.

José de Arimatéa, que também é diretor Administrativo do Hospital das Clínicas (HC-UFPE), contou que acabou nessa semana na unidade de saúde o Midazolam, que é uma droga de primeira escolha para sedação. “Conseguimos fazer a compra e estamos esperando a entrega. Os estoques são monitorados constantemente”, declarou.

Tags: BrasilCovidpandemia

Vídeo: vi0lentos, bandid0s cometem assalt0 no Centro de Manaus: ‘rápido, car#alho’

15 de março de 2026

Agentes do Ibama são alvo de tir0s em ação contra exploração ilegal de madeira no Amazonas

15 de março de 2026

Vídeo mostra PM encontrando c0rpo da esposa m0rta pelo marido :’passou por cima dela’

15 de março de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago