Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Manaus Política

Luta antirracista amplia mecanismos de proteção a partir de lei de autoria do deputado Roberto Cidade

Expressoam Por Expressoam
13 de maio de 2025
no Política
0
Defensor da igualdade e do respeito irrestrito, o deputado estadual reforça a Lei   nº 7.070/2024, de sua autoria. Foto: Herick Pereira

Defensor da igualdade e do respeito irrestrito, o deputado estadual reforça a Lei nº 7.070/2024, de sua autoria. Foto: Herick Pereira

494
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – A luta antirracista tem muitas datas emblemáticas e uma delas é o 13 de maio, dia que marca a Abolição da Escravatura. Defensor da igualdade e do respeito irrestrito, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), reforça a Lei nº 7.070/2024, de sua autoria, que institui o Protocolo de Atuação Antirracista e Combate à Discriminação Racial nas unidades de ensino no estado do Amazonas.

“O combate ao racismo e à discriminação racial é um compromisso inegociável em uma sociedade que valoriza a igualdade, a dignidade humana e a diversidade cultural. Precisamos promover medidas eficazes para garantir um ambiente educacional inclusivo, em que os estudantes aprendam e cresçam livres de preconceitos e estigmatização”, declarou o deputado presidente.

O Protocolo Antirracista e de Combate à Discriminação Racial tem como princípios norteadores garantir a igualdade de oportunidades e tratamento a todos os estudantes, independentemente de sua origem étnico-racial; promover a valorização e a inclusão de conteúdos relacionados à história, cultura e contribuições das populações negras e indígenas nas atividades pedagógicas; estimular a formação continuada de professores e demais profissionais da educação sobre temas relacionados ao racismo, à discriminação racial e às formas de combate a esses problemas.

Além disso, o protocolo visa incentivar a participação da comunidade escolar, incluindo estudantes, pais e responsáveis, na construção de um ambiente educacional livre de discriminação; criar mecanismos de denúncia e acompanhamento de casos de racismo e discriminação racial, assegurando a confidencialidade e a proteção das vítimas e estabelecer parcerias com entidades da sociedade civil, instituições de pesquisa e organismos internacionais para fortalecer a implementação do protocolo.

Na etapa preventiva, o Protocolo Antirracista prevê o desenvolvimento de atividades como palestras, seminários, oficinas, rodas de conversa, aulas externas e eventos correlatos.

Posts Relacionados

Projeto de Roberto Cidade busca garantir diagnóstico e tratamento contínuo a pacientes com doenças raras no Amazonas

Roberto Cidade destaca investimentos em saúde pública para melhorar serviço à população

Roberto Cidade recebe comitiva de Manicoré e discute parcerias técnicas para o município

“Nossa lei reconhece a importância das parcerias com a sociedade civil, instituições de pesquisa e demais organismos sociais para fortalecer a implementação do Protocolo Antirracista. Em síntese, pretendemos garantir um ambiente educacional que promova valores de respeito, igualdade e valorização da diversidade étnico-racial. O Amazonas tem uma rica história cultural, enraizada nas contribuições das populações negras e indígenas, e este protocolo vem ao encontro desse contexto, buscando construir um futuro mais inclusivo e justo para as gerações presentes e futuras”, afirmou.

Tags: antiracistadeputado estadualLeipresidente Aleamroberto cidade

Vídeo: Homem é obrigado a correr sem roupa após roub0 em Manacapuru

27 de janeiro de 2026
Vídeo: Homem faz macumba por justiça por Manoel, de 3 anos, ass4ssin4d0 pelo pai em Manaus

Vídeo: Homem faz macumba por justiça por Manoel, de 3 anos, ass4ssin4d0 pelo pai em Manaus

27 de janeiro de 2026
Gabinete do deputado Adail Filho empregou esposa de traficante 'Xuruca do Japiim' m0rt0 em Santa Catarina

Gabinete do deputado Adail Filho empregou esposa de tr4ficante ‘Xuruca do Japiim’ m0rt0 em Santa Catarina

27 de janeiro de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago