X
    Categories: Brasil

Luciano Hang dá fala preconceituosa ao chamar variante de “cepa amazonense”

O empresário deu uma entrevista para um podcast. Foto: Reprodução

ADVERTISEMENT

BRASIL – Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda., o empresário Luciano Hang falou um pouco sobre a discussão com Guga Noblat no programa Morning Show, da Jovem Pan.

A briga teve relação com a morte da mãe de Luciano, por Covid-19, em dezembro do ano passado. O empresário disse que ela teve todos os cuidados e tratamentos possíveis, mas que a “cepa amazonense” foi uma das mais violentas, na época em que ela morreu.

De acordo com diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), utilizar localidades geográficas – como nomes de cidades, países, regiões e continentes – para denominar variantes virais é inapropriado e pode ocasionar estigma e equívocos.

 A OMS lembrou que equívocos já foram observados no passado, como no caso da “gripe espanhola”, por exemplo. Ao contrário do que o nome indica, sua real origem geográfica ainda não pode ser completamente estabelecida, tendo ocorrido em três ondas simultâneas na Europa, Ásia e América do Norte. A primeira onda foi melhor descrita não na Espanha, mas sim nos Estados Unidos.

A OMS acrescenta que também não devem ser usados nomes de pessoas; espécie ou classe de animal ou alimento; referências, culturais, populacionais, industriais ou ocupacionais; e termos que incitam medo.

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus:

This website uses cookies.