Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Justiça

Justiça mantém a prisã0 de três advogados suspeitos de beneficiar o C0mand0 Vermelh0 no Amazonas

Redação Por Redação
14 de novembro de 2025
no Justiça
0
517
AÇÕES
1.5k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – Em decisão judicial, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) manteve a prisão preventiva de três advogados investigados por supostamente atuar como braço jurídico do Comando Vermelho (CV) no Amazonas. Janai de Souza Almeida, Gerdeson Zuriel de Oliveira Menezes e Ramyde Washington Abel Caldeira Doce Cardozo permanecerão detidos após a rejeição de seus pedidos de habeas corpus.

A prisão dos advogados ocorreu no contexto da Operação Xeque-Mate, que investiga o uso ilegal da profissão de advocacia para benefício da facção criminosa. De acordo com as investigações, o grupo utilizava suas prerrogativas profissionais para facilitar a comunicação entre presos e integrantes em liberdade, repassando ordens, relatórios internos e decisões da cúpula do crime.

As evidências apontam que os advogados participavam ativamente de atividades ilícitas, atuando como elo de comunicação, recebendo valores provenientes do crime e facilitando a entrada de entorpecentes nos presídios. O juiz federal Antonio Claudio Macedo da Silva, responsável pela decisão, destacou a existência de provas robustas para a caracterização dos crimes de associação criminosa, tráfico de drogas e favorecimento real.

As investigações detalham que Gerdeson Zuriel mantinha comunicação direta com um conhecido líder do tráfico, “Alan Índio”, sendo apontado como receptor de valores para movimentações financeiras do grupo. Janai de Souza aparecia como criadora de um grupo de WhatsApp que reunia advogados e membros do Comando Vermelho, através do qual repassava relatórios de presos e decisões internas. Ramyde Washington foi envolvido em diálogos sobre envio de drogas para o sistema prisional e teria recebido significativa quantia em dinheiro da facção.

Em sua fundamentação, o magistrado considerou que as condutas atribuídas aos advogados são graves, reiteradas e sofisticadas, representando risco à ordem pública. A decisão ressaltou que as atividades ilícitas só cessaram com a prisão dos investigados, justificando a manutenção da medida cautelar.

Posts Relacionados

Empresário é pres0 na Bahia 24 anos após cometer o assassinaat0 da própria esposa

PMs suspeit0s de quatr0 assassinat0s no Ramal Água Branca estão de volta à Rocam em Manaus

MP-PR diz que amazonense cometeu cr1me de omissão de socorro a amigo que sumiu por 5 dias em trilha

Os pedidos de substituição da prisão preventiva pela domiciliar também foram rejeitados. Embora Janai tenha alegado ser mãe de crianças pequenas, o juiz entendeu que os fundamentos que amparam a prisão se sobrepõem a essa circunstância. As alegações de violação de prerrogativas da advocacia durante a operação policial igualmente não foram acolhidas pelo Tribunal.

Tags: advogadoscomando vermelhohabeas corpus negadojustiçaprisão

M0rre David Benedito, filho do prefeito de Manaus, David Almeida

23 de janeiro de 2026

Homem é execut4d0 com quatro tir0s na Comunidade Santa Cruz, em Manaus

22 de janeiro de 2026
'Não tem como contar os golpes', diz delegado ao detalhar m0rt3 de menino de 3 anos em Manaus

‘Não tem como contar os golpes’, diz delegado ao detalhar m0rt3 de menino de 3 anos em Manaus

22 de janeiro de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago