X

Inpa realiza circuito da ciência e abre comemoração dos 62 anos de instalação em Manaus

ADVERTISEMENT

Manaus –Nesta quarta-feira (27), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), o mais importante instituto de biologia tropical do mundo, comemora 62 anos de instalação com uma programação especial. O evento inicia às 9h, na Praça da Bandeira, na sede do Instituto, onde haverá o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Amazonas e do Instituto e a execução do Hino Nacional com a Banda do Comando Militar da Amazônia (CMA).

A programação tem início pela manhã, às 9h, com o hasteamento da Bandeira Nacional, na Praça da Bandeira. Logo após, será inaugurado o Prédio de Armazenamento para Materiais Radioativos (Pamrad), o primeiro da região Norte.

À noite, haverá a entrega da Medalha Menção Honrosa Warwick Kerr. E na sexta-feira (29) acontece o Circuito da Ciência  

Logo após, às 10h15min a programação segue com a inauguração do Prédio de Armazenamento para Materiais Radioativos (Pamrad), o primeiro da região Norte. Com a inauguração do prédio, o Inpa torna-se referência no Norte do Brasil em armazenamento de materiais e dejetos radioativos provenientes das atividades de pesquisas nos laboratórios do Instituto.

As comemorações de aniversário do Inpa prosseguem à noite, às 19h30min, no Auditório da Ciência, com a entrega da Medalha Menção Honrosa Warwick Kerr a três personalidades que contribuíram para o avanço e difusão da ciência. Os homenageados deste ano são os pesquisadores do Inpa, Luiz Antonio de Oliveira e Philip Fearnside, e a professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão.

A Menção Honrosa Warwick Kerr é a mais alta homenagem conferida pelo Inpa a brasileiros e estrangeiros com destacada atuação ou contribuição aos programas de Pós-Graduação do Instituto. Durante a solenidade, o diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França, fará um balanço dos dois anos de gestão do Instituto.

Circuito da Ciência

Na manhã da próxima sexta-feira (29), também como parte das comemorações de aniversário, o Inpa realiza a 5ª edição do projeto Circuito da Ciência. Para esta edição são esperados cerca de 300 alunos de escolas públicas da capital. O projeto acontece no Bosque da Ciência e tem como objetivo promover a sensibilização ambiental e popularizar o conhecimento científico gerado pelo Inpa.

Sobre o INPA

O Inpa é uma Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) criado em 1952 e implementado em 27 de julho de 1954. Realiza estudos científicos do meio físico e das condições da vida da região amazônica.

Tem como missão gerar e disseminar conhecimentos e tecnologia e capacitar recursos humanos para o desenvolvimento da Amazônia. Distribuído em três campi, o Inpa atua em quatro focos de pesquisas: Biodiversidade, Dinâmica Ambiental, Sociedade, Saúde e Ambiente, e Tecnologia e Inovação.

Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

 

Expressoam:

This website uses cookies.