Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Governo

Indiano contrabandeado que sofreu AVC em Manaus volta para casa com a ajuda do governo do AM

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus Por Colaboração para o Expresso AM, em Manaus
10 de maio de 2023
no Governo
0
O caso é investigado, com a suspeita de que ele tenha sido abandonado pelo grupo em Manaus, após ser acometido pelo AVC. Foto:  Lincoln Ferreira/Sejusc

O caso é investigado, com a suspeita de que ele tenha sido abandonado pelo grupo em Manaus, após ser acometido pelo AVC. Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

534
AÇÕES
1.5k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – Há mais de 14 mil quilômetros de casa, o indiano Shilehs Patel, de 40 anos, hoje deu adeus ao Brasil. Ele chegou ao Amazonas em março, sob risco de contrabando de pessoas e encontrou no Governo do Estado o apoio que precisava para tratar o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, contactar a Embaixada da Índia e as agências de apoio ao migrante para voltar a Ahmedabad, sua cidade natal.

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) foi acionada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) após identificarem que o homem internado no Hospital Dr. João Lúcio era migrante e precisava do amparo da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH).

O caso é investigado, com a suspeita de que ele tenha sido abandonado pelo grupo em Manaus, após ser acometido pelo AVC. Devido às sequelas, o destino ao qual ele pretendia chegar não foi identificado. A Embaixada da Índia, em Brasília, conseguiu contato com a família de Patel – que já não tinha esperança de revê-lo – e custeou as passagens do compatriota.

Gabriella Campezatto, secretária de Direitos Humanos, explica que a Sejusc tem em seu escopo a Gerência de Migração, Refúgio e Enfrentamento ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas, que atua no auxílio migrante e refugiado junto às embaixadas e agências de migrantes.

“A Sejusc atua de diversos meios, tanto com pessoas que entram de forma ilegal e estão em estado de vulnerabilidade, quanto com aquelas que buscam o auxílio no Brasil, buscando regularizar essas pessoas em nosso território. Nós buscamos manter esses laços tanto com as agências da ONU como com as embaixadas, para que a gente possa ofertar e garantir esses direitos dos migrantes e refugiados”, frisa Campezatto.

Posts Relacionados

Governador Wilson Lima apresenta redução do IPVA no Amazonas e novo ciclo da CNH Social

Governo Presente: SES-AM faz mais de 1,8 mil atendimentos no Lago Azul, neste sábado

Governo do Amazonas concede 12,13% de reajuste a servidores da Saúde

As equipes da Sejusc, da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e da SES acompanharam o embarque de Patel e Rajesh Rupani – empresário indiano que vai acompanhá-lo na viagem, pois Patel está em vulnerabilidade. Cláudia Melo, coordenadora do serviço social do Hospital Dr. João Lúcio se emocionou ao relembrar o que a equipe da unidade se dedicou para ajudar o paciente.

“Usamos o google tradutor e na maioria das vezes conseguimos firmar esse contato, mas ele teve hemiplegia direita, devido ao AVC e ficou com limitação de mobilidade. Hoje, a sensação é de dever cumprido, fortalecimento, aprendizado, principalmente com a equipe da Sejusc, a qual sou grata, e daqui para frente, se surgirem outras demandas, será tudo mais fácil”, afirma a assistente social.

Nova vida

Mesmo passando por tantas dificuldades, Shilehs Patel estava encantado com o Amazonas, sobretudo pela hospitalidade. Com a ajuda de Rajesh Rupani, ele contou que ganhou doações e queria levar tudo consigo, pois acredita que em qualquer outro lugar não seria tão bem tratado.

“Ele diz que está muito satisfeito, e que vai voltar para casa muito emocionado e grato a esse país. E, que o Brasil é muito bom e está muito emocionado porque fizeram tudo o que puderam para dar o melhor. A embaixada já fez muito e ainda o fará chegar ao seu destino final.  Ele está dizendo muito obrigado ao Brasil”, traduziu Rajesh.

De Manaus, o voo segue para São Paulo, depois para o Catar, até chegar a Ahmedabad, na Índia, onde a família do indiano o espera. Gabriella Campezatto comemora que o resultado do trabalho tenha sido o retorno de Patel, e diz que a Sejusc seguirá em contato.

“O trabalho não acaba aqui no embarque, pois ainda estamos em contato com a Embaixada da Índia para que ele tenha garantidos seus direitos, visto que ele precisa de cuidados, e continuidade do atendimento que recebeu aqui”, finaliza.

Tags: contrabandoembaixada da índiaGoverno do Amazonasindianosejusc
A aeronave seria do Pará e a queda também será investigada pela Polícia Civil do município. Foto: Reprodução

C0rp0 encontrado às margens de rodovia em Novo Airão pode ser de piloto envolvido em queda de aeronave

22 de janeiro de 2026

Bombeiros resgatam homem com transt0rnos mentais que se perdeu há 4 dias em mata em Manaus

22 de janeiro de 2026
A vítima era natural de Silves, outro município. Foto: Reprodução

Veja: Homem é ex3cutad0 com tir0s na cab3ça após sacar dinheiro para empréstimo em Itacoatiara

22 de janeiro de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago