X

Incêndio em Alter do Chão ganha novas proporções e governo recorre a Força Nacional

ADVERTISEMENT

Belém – Na madrugada do último domingo (15), um incêndio em área de proteção ambiental de Alter do Chão, um dos principais pontos turísticos do estado do Pará, ganha novas proporções.

O fogo que teve início da tarde de sábado na comunidade Ponta das Pedras, município de Santarém. No combate ao fogo foi solicitado o auxílio do Comando Militar do Norte no deslocamento de aeronaves e o reforço da força nacional.

Cerca de 60 homens foram disponibilizados da brigada de incêndio do corpo de bombeiros e militares do 8• batalhão de engenharia e construção. “Teve um certo controle no meio da tarde, mas o fogo voltou com muita força no começo da noite”, diz o prefeito Nélio Aguiar, que fez contato com o governador do Pará, Helder Barbalho, durante o domingo, quando descreveu a situação das queimadas na região.

Segundo a polícia o incêndio pode ter origem criminosa, o fogo teria começado por uma pessoa que o ateou da comunidade Ponta das Pedras, área de proteção ambiental já invadida.

“Existe linha de investigação de que pessoas estariam devastando a área para comercializar lotes e ocupar de forma clandestina a reserva”, afirma o prefeito.

Um curso de treinamento de brigadistas anti-incêndio foi promovido pela ONG Brigada de Alter, em parceria com o ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, para 15 voluntários.

Expressoam:

This website uses cookies.