Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Política

Improbidade, calote na conta de luz, prisão e nepotismo: prefeito de Urucurituba sob suspeitas

Redação Por Redação
26 de maio de 2023
no Política
0
541
AÇÕES
1.5k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

AMAZONAS – Bloqueio de contas, improbidade e até prisão. A vida política do prefeito de Urucurituba, José Claudenor Pontes, mais conhecido como Sabugo (PT), tem sido atribulada. O último problema foi uma condenação por nepotismo. A série Raio-X da política amazonense aborda a história de um dos políticos mais controversos do Amazonas.

PRISÃO

José Claudenor de Castro Pontes, foi preso em Manaus em abril do ano passado, pelo Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Amazonas. Ele foi alvo da operação Coleta de Luxo, referência à coleta de lixo.

Segundo o Ministério Público, o prefeito é suspeito de fraudar licitações e desviar verba pública.

Com base nas provas, há elementos que apontam não apenas para o direcionamento da licitação e contrato de coleta de lixo no município, mas também para a prestação do serviço em questão pelo próprio poder público, a suas expensas e com recursos próprios, apesar de haver uma empresa contratada para tanto.

Posts Relacionados

Roberto Cidade destaca lei aprovada na Aleam que garante isenção de IPVA para PcDs no Amazonas

Ex-esposa acusa Silas Câmara de levar amante para passear com dinheiro público e da igreja

Senador Plínio Valério torra R$ 20 milhões em emendas Pix e vira campeão nacional de gastos

CONTAS DE ENERGIA

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) denunciou o prefeito ano passado por não pagar as conta de energia. Pediu à Justiça o bloqueio de R$ 5,7 milhões dos bens dele. Os atrasos ocorrem desde 2017.

A dívida com a concessionária é do fornecimento de energia a 32 unidades municipais, equipamentos públicos que incluem VEsecretarias, escolas e abrigos.

VERMELHO DO PT

Em 2020, o prefeito mandou pintar a cidade com vermelho do seu partido, o PT. Mas a Justiça mandou ele apagar as cores. O juiz Saulo Goes Pinto, da 3ª Zona Eleitoral, mandou retirar a pintura dos prédios e espaços públicos.

NEPORISMO

Atendendo ao Ministério Público do Amazonas (MPAM), Sabugofoi condenado por contratar a irmã ,Izabel Cristina Pontes, contrariando o que diz a Constituição Federal.

O prefeito foi pego por nepotismo e terá de pagar multa equivalente a dez vezes o valor recebido por ela como fisioterapeuta e coordenadora de saúde.

A condenação se deu no curso de Ação Civil Pública (0600285-19.2021.8.04.7600) ajuizada pelo Promotor de Justiça Kleyson Nascimento Barroso, titular da Promotoria de Urucurituba.

Em março de 2017 saiu a nomeação da irmã na Secretaria Municipal de Saúde de Urucurituba.

“Diante da inegável prática de nepotismo por parte de José Claudenor Pontes, não restou alternativa ao MPAM senão ingressar com a ACP, com vistas a responsabilizar o prefeito e sua irmã pelo ato ímprobo cometido na função de agentes públicos, bem como invalidar os sobreditos atos jurídicos ilegais”, esclareceu o Promotor de Justiça Kleyson Barrosom que completa. “A escolha de parentes para as funções de livre nomeação viola de forma frontal todos os critérios isonômicos de seleção para a vaga oferecida, haja vista que favorecem o atendimento de interesses pessoais da autoridade e do servidor a ele vinculado familiarmente, em detrimento do interesse público”, ressaltou o titular da 1ª PJURTB.

 

O OUTRO LADO

Tags: prefeitosabugoUrucurituba

Vídeo: Após bater em menor por causa de iPhone roubado, mulher é punida e tem cabelo cortado

28 de janeiro de 2026

Suspeito de m4t4r líder indígena Jair Miranha é preso no Pará após fuga do Amazonas

28 de janeiro de 2026

Vídeo mostra Alana chutando portão de vigilante no bairro Betânia dias antes de ser m0rt4

28 de janeiro de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago