X
    Categories: Economia

Greve geral dos bancários começa no dia 6 em todo o país

ADVERTISEMENT

Manaus – A informação foi divulgada nos sites da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e da Conderação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec).

“A Fenaban apresentou uma contraproposta de 6,5% e não aceitamos porque essa proposta fica abaixo da inflação. Então a orientação do comando nacional é que todos os sindicatos convoquem assembleia e deliberem as propostas para a greve do dia 6”, explica Ivânia.

Os trabalhadores reivindicam um reajuste real de 5%, mais o INPC do período. “A greve vai atingir todos os bancos do Brasil.

A categoria entregou a pauta de reivindicações no dia 9 de agosto. Já foram discutidos os temas emprego, saúde, segurança e condições de trabalho, igualdade de oportunidades e remuneração. A data-base da categoria é 1º de setembro e a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) tem validade nacional. Em todo o país, são cerca de 512 mil bancários.

Para a Fenaban, se somados o abono e o reajuste, haverá “ganho superior à inflação na remuneração do ano da grande maioria dos funcionários do sistema bancário”. “A Fenaban reafirma sua confiança no diálogo contínuo entre as partes para se chegar a um acordo de renovação da convenção coletiva de trabalho entre bancos e bancários, que é a mais abrangente e completa do país”, acrescentou a federação.

A federação dos trabalhadores diz em seu site, que “o lucro dos cinco maiores bancos (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa) no primeiro semestre de 2016 chegou a R$ 29,7 bilhões, mas houve corte de 7.897 postos de trabalho nos primeiros sete meses do ano”.

Expressoam:

This website uses cookies.