Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Amazonas

Governo vai entregar UPA do município Itacoatiara, nesta segunda-feira (24)

Expressoam Por Expressoam
23 de setembro de 2018
no Amazonas, Cidades, Saúde
0
492
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

Manaus –  A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) entrega, nesta segunda-feira (24/09), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Itacoatiara, município a 165 quilômetros de Manaus. A unidade, que começou a ser construída em 2010, teve obras retomadas em outubro do ano passado, logo que o novo Governo do Estado assumiu. A unidade foi equipada, recebeu recursos humanos e agora estará à disposição dos mais de 90 mil habitantes do município, para atendimentos de urgência e emergência de baixa complexidade.

O secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho, ressalta que a UPA Itacoatiara é uma das obras retomadas e concluídas pela atual gestão, que serão entregues este semestre, junto com a UPA da Cidade Nova, em Manaus, e o SPA do Distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré. O Hospital do Careiro Castanho, que estava na mesma condição, foi concluído e entregue no mês de junho passado. “No momento em que chegamos ao governo, foram identificadas as obras que estavam paralisadas e a UPA de Itacoatiara foi uma delas. Fizemos uma avaliação do que seria necessário para a conclusão e estamos entregando, agora, para a população”, disse.

O secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho, esteve na semana passada, acompanhando a conclusão das obras.

Orestes também ressalta que a UPA 24h é de grande importância para o ordenamento do sistema de saúde do município de Itacoatiara. “Com esta unidade, o sistema municipal de saúde fica reforçado, com todos os níveis de assistência à disposição da população. Portanto, é uma obra que está sendo entregue com grande alegria, pois vai trazer inúmeros benefícios para os moradores”.

O prefeito Antônio Peixoto, de Itacoatiara, disse que só tem a agradecer ao Governo do Amazonas por concluir e entregar a UPA, que começou a ser construída em 2010, quando ele também era prefeito. “É uma dupla satisfação, porque essa obra começou quando eu também fui prefeito e está sendo entregue também na minha gestão. É mais um serviço que Itacoatiara recebe do Governo do Estado, que há três meses nos deu uma escola de Tempo Integral”, afirmou.

Com investimentos de R$ 5.127.146,39, entre obras, equipamentos e mobília, a UPA Itacoatiara foi construída por meio de convênio entre o Governo do Amazonas e o Governo Federal. A unidade possui 07 leitos de observação e vai realizar serviços de urgência e emergência de baixa complexidade nas áreas de clínico geral e pediatria, oferecendo ainda suturas e curativos, inalação, gesso, raio x, eletrocardiograma e coleta de exames.
A secretária Executiva Adjunta do Interior, da Susam, Edylene Pereira, destaca que as UPAs não fazem internação, podendo o paciente ficar em observação por até 8h. “Quando necessário, é feita a transferência para a unidade de maior porte”, observa.

Posts Relacionados

Mototaxista é pr3s0 pelo estupr0 de menina de 12 anos no interior do Amazonas

C0rp0 encontrado às margens de rodovia em Novo Airão pode ser de piloto envolvido em queda de aeronave

Veja: Homem é ex3cutad0 com tir0s na cab3ça após sacar dinheiro para empréstimo em Itacoatiara

A secretária municipal de Saúde, de Itacoatiara, Keitiane Mendonça, disse que a UPA vai ajudar a desafogar o Hospital José Mendes. “Nós prentendemos tirar da porta de entrada do hospital esses atendimentos que a gente entende hoje como ambulatorial. Vamos direcionar para UPA e deixar o hospital exclusivamente para as emergências, para os pacientes mais graves, vítimas de enfarte, por exemplo. Temos o corredor cheio de pessoas com atendimentos que poderiam ser feitos na Unidade Básica e hoje será feito pela UPA”.

O crime ocorreu neste sábado (24). Foto: Reprodução

Enquanto preparava carro para ir ao sítio, homem é ex3cutad0 na frente da namorada em Manaus

24 de janeiro de 2026

Mototaxista é pr3s0 pelo estupr0 de menina de 12 anos no interior do Amazonas

24 de janeiro de 2026
A colisão aconteceu por volta das 21h, no quilômetro 2 da rodovia. Foto: Reprodução

Vídeo: Idoso de 64 anos m0rr3 em c0lisão frontal entre carro e caminhonete na BR-174

24 de janeiro de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago