X
    Categories: Governo

Governo do AM pede apoio ao Exército para reforçar as medidas de combate ao Covid-19

ADVERTISEMENT

MANAUS – AM | O Governo do Amazonas, por meio do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, encaminhou, neste domingo (26), ofício assinado pelo governador Wilson Lima ao chefe do Comando Militar da Amazônia (CMA), general do Exército Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira, solicitando apoio para intensificar medidas de combate e enfrentamento da disseminação do novo Coronavírus (Covid-19) no estado.

No documento, o Governo pede apoio das Forças Armadas em recursos humanos, estrutura, logística e fiscalização. O Estado solicita que sejam cedidos profissionais da saúde para apoiar a assistência nas unidades de saúde do Amazonas, bem como pessoal para apoiar no controle de barreiras sanitárias; na fiscalização de cumprimento de isolamento social nas ruas e de distanciamento em filas de bancos; na segurança de unidades de saúde e do perímetro externo de cemitérios; e no auxílio à desinfecção de ambulâncias e instalações.

Na área de estrutura, o Governo do Estado pede a cessão e instalação, incluindo equipamentos e recursos humanos, de hospitais de campanha; e também a disponibilização de navios-hospitais da Marinha para atendimentos que não sejam de Covid-19, de acordo com a capacidade instalada. Solicita, ainda, apoio das Forças Armadas para que assegurem a continuidade do apoio nos planos de contingências dos distritos indígenas em regiões de fronteira.

Na área de logística, o Governo do Estado quer o apoio no transporte, inclusive aéreo, de pacientes, materiais e equipamentos no âmbito do Amazonas, bem como no transporte de corpos e na logística de entrega de donativos, insumos e ajuda humanitária.

O governador Wilson Lima já vem mantendo diálogo com todos os poderes e instituições para o fortalecimento das ações de enfrentamento aos efeitos da pandemia de Covid-29 no Amazonas. Na última sexta-feira (24/04), o governador e o general Theóphilo se reuniram na sede do Governo, na zona oeste de Manaus, para tratar de cooperação mútua no combate à pandemia.

Expressoam:

This website uses cookies.