X

FPS aposta em escoamento de produção para promover qualidade de vida de agricultores

ADVERTISEMENT

Manaus – Visando o fortalecimento da economia e a melhoria das condições de trabalho do homem do campo, o Fundo de Promoção Social (FPS) do Governo do Amazonas foi até o município de Borba (a 149 km de Manaus em linha reta) para acompanhar a realidade e os benefícios proporcionados pelo caminhão-baú destinado ao escoamento da produção de 357 agricultores associados a Cooperativa dos Produtores Rurais de Borba (COOPBOR). O implemento agrícola no valor de R$ 100 mil foi acessado no edital 001/2017 do FPS com objetivo de beneficiar 1.760 pessoas direta e indiretamente na localidade.

Fotos: Laísa Maida/FPS

Além da atuação expressiva no mercado do município, a cooperativa participa de programas institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) fornecendo anualmente cerca de 380 tonelada/ano. Dentre os principais alimentos ofertados, estão abacaxi, mandioca, laranja, açaí, banana, goiaba, tucumã, cupuaçu e outros.

Na visita, técnicos do FPS constataram grande avanço na capacidade produtiva e no aumento de renda dos associados, que passaram a economizar no frete e a conquistar mais espaço no mercado. Satisfeitos com os resultados, a cooperativa tem boas expectativas para o futuro da agricultura no município e já pleiteia um novo veículo para acessar cultivos de difícil acesso.

Fotos: Laísa Maida/FPS

Para o agricultor Antônio Silva, 61, o caminhão dá mais celeridade ao transporte, fator importante para os alimentos chegarem com mais qualidade aos consumidores. “O caminhão facilita muito o transporte, agilizou muito a nossa entrega. E com outro veículo vai ajudar ainda mais a gente crescer na nossa atividade. Somos gratos ao Governo do Estado por acreditar no nosso trabalho e nos dar essa oportunidade”, afirmou o produtor.

Equidade – O Fundo de Promoção Social do Governo do Amazonas fomenta projetos autossustentáveis que promovam a melhoria da qualidade de vida e renda dos cidadãos em situação de vulnerabilidade social e econômica visando a diminuição de desigualdades.

Expressoam:

This website uses cookies.