X

Estudo mostra que Manaus pode ter adquirido imunidade de rebanho contra covid-19

Foto: Reprodução

ADVERTISEMENT

MANAUS-AM| Um estudo divulgado nesta segunda-feira (21), pela plataforma medRxiv, mostrou que Manaus pode ter atingido a imunidade de rebanho contra a covid-19. Conforme informações, a pesquisa mostrou a presença de anticorpos para o Sars-Cov-2 em mais de 6,3 mil amostras de sangue colhidas pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

O pico da epidemia foi em maio, quando atingiu aproximadamente 46% da população local. Um mês depois, o percentual de infectados teria atingido 65% e, nos dois meses seguintes, teria se estabilizado em torno de 66%. Na avaliação dos autores, essa taxa de infecção “excepcionalmente alta” sugere que a imunidade de rebanho pode ter contribuído significativamente para determinar o tamanho final da epidemia na capital amazonense.

“Ao que tudo indica, a própria exposição ao vírus levou à queda no número de novos casos e de óbitos em Manaus. No entanto, nossos resultados indicam uma soroprevalência bem mais alta do que a estimada em estudos anteriores, diz Ester Sabino, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e coordenadora da pesquisa – conduzida com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

As conclusões apresentadas no artigo – ainda sem revisão por pares – baseiam-se em uma combinação de modelagem matemática e análises sorológicas feitas em amostras de sangue doado à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) entre os meses de fevereiro e agosto.

O estudo conclui que a queda no número de casos não teria ocorrido apenas devido à imunidade coletiva, mas a ações como isolamento social, uso de máscaras e outras prevenções adotadas pelas autoridades.

Expressoam:

This website uses cookies.