X

Escola de Samba da Mangueira leva para avenida releitura da face de Jesus Cristo

Foto: Fábio Tito/G1

ADVERTISEMENT

Rio de Janeiro| Buscando o bicampeonato, a escola de samba Estação Primeira de Mangueira levou uma das histórias mais contadas do mundo à Sapucaí na noite deste domingo (23). No primeiro dia de desfiles do Grupo Especial do Rio, a escola fez uma releitura crítica da vida de Jesus Cristo, mostrando-o com diversas versões.

Foto: Fabio Tito/G1

Com 4.000 componentes, a verde e rosa cantou o enredo “A Verdade vos fará livre”, em 19 alas, com cinco carros e três tripés.

O responsável foi Leandro Vieira, carnavalesco que estreou na Mangueira campeão em 2016. Em 2019, venceu com um desfile sobre a história brasileira com destaque a heróis da resistência negra e indígena.

A bateria de 2020 entrou com fantasias com balaclavas negras e caveiras, representando a brutalidade romana na época de Cristo. No comando dos 250 ritmistas estava o mestre Wesley Assumpção, que ganhou o apelido de mestre 40, em referência aos 40 pontos conquistados pela bateria em 2019.

Ao longo do desfile, a escola explorou diferentes faces de Jesus.

Na comissão de frente, ele apareceu em sua representação clássica, um homem branco de cabelos longos e barbas, misturado com uma versão que imagina como seria nos tempos modernos. Ao andar com pobres em bailes funks no morro, dançou e sofreu repressão policial.

Outra versão foi vivida pela rainha de bateria. Evelyn Bastos entrou na avenida como um Jesus mulher. De vestido roxo, acorrentada e com uma coroa de espinho, ela não sambou na Sapucaí.

Foto: Marcos Serra Lima/G1

Mesmo assim, a Mangueira retratou também passagens clássicas do Novo Testamento, como a visita dos Três Reis Magos e seus presentes, a visita a um templo transformado em mercado (em uma grande alegoria com o ator Humberto Carrão), e seu calvário.

Nas baianas, seguindo a narrativa de misturar o clássico com o moderno, a escola retratou a perseguição à religiões de origens africanas, com as integrantes carregando duas cruzes nas costas.

Em frente a um carro sobre as dores de Cristo, uma ala refletia se uma das faces de Jesus não poderia estar nos presos do Brasil, formados em sua maioria por jovens negros, pobre e de baixa escolaridade.

No quinto e último carro, sobre a ressurreição de Cristo, um morro colorido da Mangueira, com a cantora Leci Brandão, cercava um Jesus negro ascendendo aos céus com um manto verde e rosa.

Expressoam:

This website uses cookies.