X

Era Temer ameaça fechar Universidade do Estado do Amazonas até final do ano

ADVERTISEMENT

Manaus – O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) fez hoje uma revelação alarmante sobre as condições financeiras da instituição. Segundo Cleinaldo Costa, o orçamento da UEA vem sendo “solapado” nos últimos dois anos – perdeu R$ 115 milhões só em 2016 – e a universidade pode “se tornar uma UFRJ”, que chegou à beira da falência este ano. Conforme ele, a UEA “corre o risco gravíssimo de não chegar ao final do ano com suas contas em dia”, citando os serviços de energia e segurança.

“Ano passado deixamos de oferecer 30% de vagas para o interior. Esse ano, se essa política for mantida, por inanição financeira, nós teremos 210 salas desocupadas na UEA em 2018, fechadas no interior. Teremos menos oito mil alunos nessa universidade”, sustentou Cleinaldo Costa.

As declarações do reitor foram dadas na audiência pública do Conselho Nacional de Educação sobre a Base Nacional Comum Curricular. “A UEA, fundada há 16 anos, está sob gravíssimo risco de ser a próxima UFRJ. Uma universidade que vem tendo seu orçamento solapado há quase dois anos (…). O chamamento aqui não é ao conflito exclusivamente político, mas é elevar o debate político”, disse.

Com informações Acrítica

Expressoam:

This website uses cookies.