X
    Categories: Amazonas

Em meio a colapso na saúde pública, deputados aprovam projeto que autoriza reabertura de igrejas no Amazonas

ADVERTISEMENT

MANAUS – AM | O projeto de lei de autoria do deputado João Luiz (Republicanos), que permite a abertura e funcionamento de igrejas e templos em meio à pandemia do novo coronavírus, foi aprovado nesta quarta-feira (06), em uma votação na Assembleia Legislativa do Amazonas.

As igrejas estão fechadas por decreto do governador Wilson Lima, que considera os cultos religiosos e missas como atividade não essencial. O projeto aprovado faz exatamente o contrário: torna essenciais as atividades nos templos e igrejas do Amazonas.

21 deputados votaram a favor do projeto. A justificativa utilizada por eles é a de que as pessoas confinadas precisam, nesse momento, de um “alimento espiritual”.

Felipe Souza disse que as igrejas são alimento da alma. Citou o “drive thru de oração” de uma igreja evangélica em Manaus que “tem recebido muita gente”. Também lembrou que os supermercados estão lotados e poderiam ser foco de transmissão da doença.

O presidente da ALE-AM, Josué Neto (PRTB), concordou com Felipe Souza e declarou voto favorável à matéria.

O projeto recebeu apenas 2 votos contra. “Eu respeito todas as religiões, mas nesse momento não podemos concordar com isso”, justificou o deputado Serafim Corrêa (PSB), que votou contra a proposta, juntamente com o deputado Dermilson Chagas (sem partido). Serafim destacou que qualquer aglomeração neste momento pode agravar o cenário da pandemia.

Chagas considera uma grande contradição a Assembleia aprovar uma matéria dessas no momento em que o Ministério Público ingressou na Justiça pedindo Lockdown.

Ontem, o Ministério Público do Amazonas (MP- AM) sugeriu a aplicação de ‘Lockdown’ na cidade de Manaus, após o boletim epidemiológico apontar cerca de 867 novos casos em apenas 24 horas – o maior, até o momento -, totalizando cerca de 8.109 infectados, e deu um prazo de 24h para que prefeito e governador decidam acatar a sugestão. A resposta será dada nesta quinta-feira (07).

O projeto de lei, ja aprovado na Assembleia, precisa da sansão do governador para ter validade.

Confira trecho do projeto aprovado:

Foto: Reprodução
Expressoam:

This website uses cookies.