X
    Categories: Política

Eduardo Braga é o mais corrupto dos candidatos ao governo do Amazonas, diz pesquisa

ADVERTISEMENT

Manaus – Pesquisa entre os dias 10 e 14 de maio, realizada pela empresa #Pesquisa365, do publicitário Durango Duarte, revela que o senador Eduardo Braga (PMDB) é o mais corrupto/desonesto na opinião de 22,8% de uma amostra de 1.700 eleitores entrevistados no período. As informações são do BNC.

Foto: Reprodução/pesquisa

O estudo mostra ainda que o segundo colocado, com 21,5%, está o ex-governador Amazonino Mendes (PDT).

Os dois líderes políticos estão muito distantes do terceiro colocado no quesito mais corrupto/desonesto, o deputado federal Silas Câmara (PRB), com 5,8%.

Os dados aparecem em uma pesquisa de intenção de votos para o mandato tampão de governador do estado, que será escolhido em agosto.

Essa pesquisa, que apresentou aos eleitores 11 nomes como possíveis candidatos ao pleito, mostra também que Eduardo Braga é a primeira opção na intenção de voto estimulada, com 24,9% dos ouvidos.

Atrás dele aparece Marcelo Ramos (PR), com 17,3% das intenções. O terceiro nome é o de Amazonino Mendes, com 15,2%.

O estudo também mediu a rejeição dos candidatos. Amazonino Mendes é mais, com 25,8%, seguido de Eduardo Braga com 19,4%. Marcelo, do primeiro pelotão, tem 5,7% de rejeição.

Os demais nomes citados na pesquisa estimulada são Marcelo Serafim (PSB), Wilker Barreto (PHS), José Ricardo (PT), Eron Bezerra (PCdoB), Luiz Castro (Rede) e Chico Preto (PMN).

Mudança

O questionário aplicado também quis saber a opinião do eleitor qual dos nomes apresentados representa uma mudança na política do Amazonas.

A primeira opção foi Marcelo Ramos, com 22,6%; Eduardo Braga vem atrás, com 21,6%.

Mais preparado

Em outro quadro, a empresa perguntou qual dos políticos mostrados é o mais preparado para governar o estado. Eduardo Braga lidera com 36,4%; em seguida está Amazonino Mendes, com 19,5%; Marcelo é o terceiro, 13,5%.

Segundo turno

A pesquisa ainda simulou três cenários de eventual segundo turno com a presença de Eduardo Braga em todos. E em todos, ele venceria a disputa.

Com Amazonino Mendes, Braga ganharia por 46,2% a 29,6%.

Na disputa com Marcelo, o resultado seria 41,6% a 39,3%, o que revela um quadro de empate técnico.

Já contra a aliada Rebecca Garcia (PP), Braga teria uma vitória por 44,8% a 31,8%.

Palavra do pesquisador

Durango disse que todos os 11 nomes foram confirmados pelos partidos políticos e autorizados pelos possíveis candidatos.

Sobre o quadro que mediu o mais corrupto/desonesto, ele comentou que é uma variável que não pode ficar de fora da eleição suplementar por causa do contexto da operação Lava Jato, com nomes de políticos do Amazonas citados nela.

Quanto à presença do nome do senador Eduardo Braga nos três cenários de segundo turno que sua pesquisa simulou, o pesquisador disse que ele aparece em primeiro lugar em todos os estudos que a #Pesquisa365 fez nos últimos seis meses para as eleições de 2018.

Margem de erro: 2,4%

Foram ouvidos eleitores em Manaus (1.000) e nos dez maiores colégios eleitorais do interior do estado (700).

 

 

Expressoam:

This website uses cookies.