AMAZONAS – Um presentão de Natal dado pelo Senador Eduardo Braga aos empresários Carlos Suarez e aos irmãos Joesley e Wesley Batista, vai cair na conta do consumidor amazonense. Trata-se do relatório assinado pelo parlamentar sobre a Medida Provisória 1304, que renderá lucros aos empresários do setor do gás e da energia.
Os irmãos que assumiram o controle da AM Energia ganham uma espécie de “prêmio” que pode chegar à casa dos milhões na usinas termelétricas movidas a gás natural e carvão mineral.
Braga agora vai trabalhar como lobista para aprovar seu relatório no Congresso Nacional. Por ele, as termelétricas dos empresários serão obrigatoriamente contratadas, mesmo que não haja carvão na região.
Carlos Suarez vai embolsar os aluguéis, que serão repassados ao consumidor na ponta final. Os irmãos Batista também serão beneficiados, já que no contrato da AM Energia viraram donos de termoelétricas no Amazonas.
O relatório de Braga ainda tem uma “pegadinha”. Ele determina que o “preço máximo do leilão” seja colocado na construção de gasodutos, ou seja, o Amazonas terá a energia mais cara do Brasil.
O amazonense vai pagar pela construção, pela geração e pelo consumo.
Ainda que tenha pagado R$ 1 bilhão para quitar as dívidas e encerrar os processos por descumprimento de prazos, a empresa dos irmãos Batista garantiu uma receita de mais de R$ 10 bilhões com a geração da energia termelétrica, informou o jornal Folha de S. Paulo.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) considerou extintos processos abertos pelo órgão contra a Âmbar Energia, de propriedade dos irmãos Joesley e Wesley Batista, referentes à contratação de usinas termelétricas na crise hídrica de 2021.







