X
    Categories: Manaus

Dois servidores são presos em operação contra fraude milionária no INSS em Manaus

ADVERTISEMENT

Manaus – Sete pessoas, entre elas dois servidores públicos, foram presas na manhã desta quinta-feira (11) em Manaus(AM).

Elas são suspeitas de integrar a quadrilha especializada em fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que causou um rombo de aproximadamente R$ 15 milhões nas contas da previdência.

Na operação Festum Fraudis, a Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério da Previdência Social, também apreendeu documentos, computadores e cartões magnéticos. No total, foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão, 2 de prisão temporária e 5 de condução coercitiva em Manaus.

A investigação foi iniciada após denúncias recebidas pela Ouvidoria da Previdência Social, que foram repassadas à Polícia Federal após análise prévia da Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Riscos da Previdência Social.

De acordo com a PF, se todos os fraudadores recebessem os benefícios indevidamente até a expectativa de vida de cada um, o prejuízo poderia chegar à quase R$ 28 milhões.

O grupo atuava principalmente em fraudes e benefícios urbanos e rurais. As fraudes remontam mais de 4 anos de ação do grupo.

Para conseguir desviar os recursos públicos, o esquema contava com o auxílio de servidores da Previdência Social, que inseriam dados falsos nos sistemas de cadastro, concedendo benefícios a pessoas que não tinham direito ao benefício.

Outros concediam benefícios ao setor rural, com o auxílio de declarações falsas do Sindicato Rural local. O bando contava com apoio de despachantes, contadores, empresários, atravessadores junto ao INSS. A PF também apura a participação de advogados.

 

Expressoam:

This website uses cookies.