X
    Categories: Coronavírus

Deputado quer ‘pulmão artificial’ usado por Paulo Gustavo em hospitais de campanha

Foto: Reprodução

ADVERTISEMENT

BRASIL| Nesta sexta-feira (23), um Projeto de Lei que quer tornar obrigatório o fornecimento da terapia por ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea) aos pacientes da covid-19 em estado grave nos hospitais de campanha, foi apresentado à Câmara dos Deputados. As informações são do UOL.

O método que ficou famoso após ser aplicado no ator Paulo Gustavo, internado com o novo coronavírus há 42 dias, no Rio de Janeiro, custa R$ 30 mil por dia.

Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados pelo deputado federal Francisco Jr (PSD-GO), quer que o SUS ofereça o mesmo tratamento caro usado por Paulo Gustavo.

Segundo o texto do deputado federal, todos os hospitais de campanha deverão ter ao menos um equipamento de ECMO para aplicação em pacientes que não responderem aos demais tratamentos.

Ao UOL, o parlamentar disse que a garantia do tratamento nos hospitais de campanha garante “isonomia” e uma “grande possibilidade” de salvar vidas. “A destinação dos recursos precisa ser vista sobre essa ótica, de que para salvar vidas não devemos encarar as pessoas meramente como números, mas entendendo que é um investimento primordial para conseguirmos sair dessa pandemia”, comentou Francisco Jr.

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus:

This website uses cookies.