X

Decisão sobre o aborto cabe apenas a mulher, diz Mourão

ADVERTISEMENT

Brasília – O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, voltou a dar declarações polêmicas sobre assuntos delicados e reforçou que possui uma postura diferente do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL): “É totalmente diferente de mim”, disse o general ao comparar as duas trajetórias. Entre outras temas abordados, Mourão se mostrou favorável à liberdade da mulher para decidir sobre aborto. As declarações foram dadas a uma entrevista ao jornal O Globo.

No encontro com os jornalistas, realizado nessa quinta-feira (31), o vice-presidente disse que tem opiniões diferentes das do presidente, Jair Bolsonaro, devido inclusive às peculiaridades na trajetória de cada um. Ele ponderou que Bolsonaro construiu uma vida política de 30 anos, em cima de opiniões mais rígidas, mas que ele, Mourão, teve uma vida dentro do Exército, onde ocupou funções nas quais tinha que lidar com pessoas distintas. Isso o teria levado a ter um outro estilo de tratar as diferenças. Mas o vice destaca que eles não têm opiniões opostas, apenas conduzem situações de forma diferente.

Questionado sobre como devem ser tratadas as questões de gênero dentro do governo, Mourão foi enfático. “O governo tem que tratar de forma objetiva. É uma questão de saúde pública. Doenças sexualmente transmissíveis são uma questão de saúde pública. A questão do aborto também é algo que tem que ser bem discutido, porque você tem aquele aborto onde a pessoa foi estuprada, ou a pessoa não tem condições de manter aquele filho. Então talvez aí a mulher teria que ter a liberdade de chegar e dizer ‘preciso fazer um aborto’ “.

Os repórteres buscaram confirmar se ele defende esse posicionamento até mesmo nos casos em que a mulher não tenha condições de manter o filho, e o vice-presidente foi objetivo: “Minha opinião como cidadão, não como membro do governo, é de que se trata de uma decisão da pessoa”, disse ao jornal.

Com informações BHAZ e O Globo.

Expressoam:

This website uses cookies.