X

Coringa vence o Leão de Ouro, principal prêmio do Festival de Veneza

ADVERTISEMENT

São Paulo – O filme “Coringa” (“Joker”), do americano Todd Phillips, sobre as origens do inimigo jurado de “Batman”, conquistou o Leão de Ouro do Festival de Veneza, anunciou neste sábado o presidente da Bienal de Veneza, Paolo Barrata.

O Grande Prêmio do Júri foi concedido a “J’Accuse”, do cineasta franco-polonês Roman Polanski, um thriller político cuja seleção para a competição gerou polêmica.

O diretor americano Todd Phillips recebe o Leão de Ouro por seu filme “Coringa”; ao lado, o ator Joaquin Phoenix, que interpreta o vilão — Foto: Alberto Pizzoli/ AFP

O filme de Todd Phillips aborda a infância e o surgimento de um dos vilões mais conhecidos da saga Batman, pelas mãos do ator Joaquín Phoenix, cuja interpretação foi elogiada no festival.

“Phoenix é o mais corajoso, orgulhoso e arriscado leão que conheço”, declarou Phillips, emocionado, ao receber o prêmio no Palácio do Cinema, em Veneza.

O prêmio a J’Accuse foi recebido pela atriz francesa Emmanuelle Seigner, mulher de Polanski, 86, que não pôde comparecer à premiação porque permanece sob ameaça de extradição para os Estados Unidos por um caso de abuso sexual que remonta a décadas atrás.

J’Accuse narra o episódio de antissemitismo que sacudiu a França no fim do século XIX, quando um oficial do Exército de origem judaica, capitão Alfred Dreyfuss, foi acusado de traição com provas falsas, para acabar sendo reabilitado após uma campanha memorável de defesa pública encabeçada pelo escritor Émile Zola.

O prêmio de melhor ator da competição foi concedido ao italiano Luca Marinelli, por seu papel em “Martin Eden”, e o de melhor atriz, à francesa Ariane Ascaride, por “Gloria Mundi”.

Segue abaixo a lista de premiados no 76º Festival de Cinema de Veneza:

– Leão de Ouro de melhor filme:

“Coringa”, do americano Todd Phillips

– Grande Prêmio do Júri:

O cineasta franco-polonês Roman Polanski, por “J’accuse”

– Leão de Prata de melhor direção:

O sueco Roy Andersson, por “About Endlessness”

– Prêmio Especial do Júri:

“La mafia non è più quella di una volta”, do italiano Franco Maresco

– Copa Volpi de melhor ator:

O italiano Luca marinelli, por “Martin Eden”

– Copa Volpi de melhor atriz:

A francesa Ariane Ascaride, por “Gloria Mundi”

– Prêmio de melhor roteiro:

“No. 7 Cherry Lane”, de Yonfan, de Hong Kong

– Prêmio Marcello Mastroianni de melhor ator ou atriz:

O australiano Toby Wallace, por “Babyteeth”

– Leão de Ouro pelo conjunto da obra para o diretor espanhol Pedro Almodóvar e a atriz britânica Julie Andrews.

(Com informações Agence France-Presse)

Expressoam:

This website uses cookies.