X

Colunista do Estadão vê nordestinos e nortistas como “ingênuos, cegos, surdos e mudos”

ADVERTISEMENT

Manaus – A colunista Eliane Cantanhêde, do jornal O Estado de São Paulo, em seu artigo diário que é replicado via rádio para todo o país, revelou nesta sexta, dia 1º, uma carga preconceituosa e discriminatória contra os pobres e miseráveis que vivem no Amazonas e nos demais estados do Norte e Nordeste.

Interpretando números de uma pesquisa nacional sobre como o juiz Sérgio Moro é avaliado na comparação com políticos de ponta e até ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Eliane afirma que o magistrado perde mais pontos nas classes D e E da parte de cima do Brasil.

“É justamente no Norte e no Nordeste que o PT e particularmente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são campeões de voto e têm os mais fiéis seguidores, cegos, surdos e mudos para quaisquer revelações da Lava Jato, que opõem Moro a Lula. Ali [nortistas e nordestinos], a versão de Lula vale mais do que os fatos de Moro”, diz ela em um dos trechos do artigo.

A visão geocêntrica da colunista consegue pinçar dentre os menos favorecidos do país um grupo mais segregado do que a própria segregação econômico-social já impõe a esse universo de brasileiros.

A estratificação geocêntrica sulista de Eliane permite que ela veja os nortistas e nordestinos como cidadãos e cidadãs ingênuos, “com menor escolaridade e maior ingenuidade”. Em resumo do seu artigo, ela sugere que essa parcela da população, desinformada, acredita mais no que Lula diz.

Esses “sem-estudo, desinformados e ingênuos” são, para Eliane, “cegos, surdos e mudos”, revelando aí a extensão da sua carga preconceituosa para os portadores de deficiência física.

A colunista, que é bem lida e ouvida também por essa parcela de brasileiros via rádio, hoje não foi feliz. A sugestão a Eliane dos nortistas e nordestinos, no mesmo barco dos pobres e miseráveis dos que vivem nas demais regiões do país quanto às agruras da vida, é que a jornalista acrescente conteúdos mais ricos das ciências humanas e sociais às suas avaliações.

Reduzir a gravidade do problema do país a uma disputa de torcida Moro x políticos, com desprezo à opinião pública, ainda que de “ingênuos”, não é um caminho que coopera para tirar esses brasileiros do modo com que Eliane Cantanhêde os enxerga.

Leia a íntegra do artigo “Mau humor generalizado” no Estadão.

Com informações BNC

Expressoam:

View Comments (29)

  • Elá esqueceu que quem colocou os Deputados É Senadores mafiosos e corruptos, foram os paulistas, cariocas e brasilienses.
    Ela é uma imbecil, burra e prepotente.

      • Ela está certa. Se não estivesse certa ninguém poderia enganá-los para sempre, como vem acontecendo há séculos, conforme agora se consolida com o massacre praticado por um deles, de má índole, que esteve no poder e luta para voltar - produto da referida cegueira. Para tocar nesta trágica realidade, a colunista não está obrigada, necessariamente, a expor outros pontos de vista sobre outras questões sociais, conforme busca impor o comentarista. Ser ou não ser, ver ou ver, está é a questão,.

  • quem esta vagabunda acha que e em...... quem esta tirando os direitos do povo não o Lula não, quem esta vendendo a amaZONIA NAO E LILA NÃO

    • Os brasileiros de Norte a Sul Leste e Oeste sabem separar o "joio do trigo" Dilma Rousseff mãos limpas deve voltar a presidência da república e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva planta no jardim (Brasil) desde 1979 com uma trajetória ímpar, limpa e honesta, portanto nos a maioria dos brasileiros confiamo e acreditamos no Luiz Inácio Lula da Silva que conduziu o Brasil desde 2003 a 2010 onde todo povo colheu belos dividendos (melhorou de vida) ou não analise e vais ver que com Lula o Brasil e seu povo cresceu! e mais quem tiver acusação comprovada de atos ilícitos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff apresente mas não vale diz que me disse e nem sonhos!

  • O ódio ao povo do Nordeste se deve ao fato de que lá o povo não caiu na lábia da Mídia golpísta. Fala como se seus tucanos prediletos fossem santos...KKkk, mas pensando bem tem mesmo um santo, o Santo da Odebrecht, Aickmerda.

  • Se Sérgio Moro fosse realmente um grande profissional, pela sua ocupação, seria aplaudido e defendido por todos os juristas do país, principalmente os mais renomados.É considerado como justo, sério, sem nenhuma mancha em seu currículo, apenas pelos despolitizados ou simplesmente aqueles do grupo "Somos Todos Moro". Quem conhece o histórico desse juiz ou entende e acompanha a política nacional, talvez como essa que se intitula jornalista têm, logicamente uma opinião bajuladora. Aliás quase todos os que o bajularam, estão indiciados por algo. É só pesquisar. Eliane Castanhede mesmo, deve ter comprado o diploma, ou no mínimo fazer parte da Globo ou do Estadão por alguma indicação, furando a fila de outros mais competentes aos cargos. Podem crer,

  • Quem é cega e essa medíocre, ferrenha defensora da elite rica, branca e privilegiada desde Cabral com Carta Foral, Sesmaria e Capitanias Hereditárias. Ignorante é essa Vaca de Basã que se diz jornalista e articuladora política mas que não é nada disso por que não passa de mais uma membro dessa sociedade suja e ávida por manter pra si regalias e prestígios, gente de moral duvidosa. Essa carniça, se fechar a boca de latrina de onde só sai asneira pode ser considerada uma poetisa! Mulher nojenta, boca de privada! Tresloucada na defesa de ideais da elite inescrupulosa e por vezes corrupta! BESTA!

  • Em Minas também. Inclusive nas ultimas pesquisas do PT e PSDB é o estado de maior reijeição do Aécio, mesmo considerando os estados do nordeste. Será porque? O PSDB esta considerando se ele consegue ganhar pelo menos pra deputado para não perder a imunidade.

  • Por acaso, ela esta' errada? Como fica Collor, Reinan Canalheiros, Jucà Caju et caterva? Negocio interessante pro SBBB (samba-bunda-bolla-bibria) seria dividir a "repubrica" em regiões menores et casa uma por si et com recursos próprios.

This website uses cookies.