X

Cientistas identificam coronavírus de cães que pode infectar humanos

Carol Yepes/Getty Images

ADVERTISEMENT

Um grupo de pesquisadores da Duke University estuda um novo coronavírus, encontrado em uma criança com pneumonia na Malásia, que pode ter sido transmitido por um cão. A equipe identificou o coronavírus canino usando uma ferramenta de diagnóstico molecular criada no ano passado que é capaz de detectar a maioria dos coronavírus da família Coronaviridae, que inclui o Sars-CoV-2.

Se confirmado como o causador da doença na criança, o coronavírus canino será o oitavo tipo de coronavírus conhecido por causar doenças em humanos. A descoberta também sugere que os coronavírus estão sendo transmitidos de animais para humanos mais comumente do que se pensava.

“O quão comum este vírus é, e se ele pode ser transmitido de forma eficiente de cães para humanos ou entre humanos, ainda não se sabe”, disse o pesquisador Gregory Gray, professor de medicina, saúde global e saúde ambiental na Duke University, ao jornal Daily Mail.

“O que é mais importante é que esses coronavírus provavelmente estão se espalhando para os humanos a partir de animais com muito mais frequência”, alertou Gray, que liderou a pesquisa publicada na revista Clinical Infectious Diseases da Oxford Academ.

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus:

This website uses cookies.