X
    Categories: Manaus

‘Ciência na Escola’ inscreve para bolsas em alfabetização científica no Amazonas

ADVERTISEMENT

Manaus – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Municipal de Educação (Semed), abre inscrições, nesta segunda-feira (22), para o Programa Ciência na Escola (PCE), com o objetivo de oferecer bolsas de estudo para apoiar projetos de pesquisa de alfabetização científica. O investimento, feito pelo Governo do Estado, será de R$ 2,8 milhões.

Nesta edição, o objetivo é a concessão de bolsas para a execução de 420 projetos de pesquisa nas escolas da rede pública estadual e municipal de ensino em Manaus e nos municípios do interior do Amazonas. Do total, 200 serão de escolas da rede pública de ensino, na capital, e 220 de estudos no interior do Estado.

De acordo com o diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, a ideia do programa é despertar nos estudantes, ainda na educação básica, suas potencialidades a partir da execução dos projetos de pesquisa, e assim, dotá-los de alfabetização científica. “Nós ombreamos às instituições de Ensino Superior com sede no interior do Amazonas para que elas nos auxiliem na condução dos projetos do PCE, permitindo, com isso, a interação entre as escolas da rede municipal e estadual de ensino, a academia e a sociedade”, afirmou.

Dentre as principais mudanças no Programa Ciência na Escola está a concessão de uma bolsa de estudo adicional aos professores como auxílio para publicação de artigos com os resultados dos estudos. Eles poderão contar com uma equipe de até cinco estudantes, a partir do 6º ano, que receberão bolsas de iniciação científica júnior durante a execução do projeto.

Os projetos de pesquisa com apoio do governo do Estado no âmbito do PCE terão duração de seis meses, a contar de junho deste ano.

As propostas devem ser enviadas à Fapeam, exclusivamente, via Sistema de Informações Gerenciais da Fundação (SigFapeam), até abril deste ano. A divulgação dos resultados está prevista para maio.

[impulsosocial] [impulsosocial_popup]

Expressoam:

This website uses cookies.