X
    Categories: Mundo

Cheia de simpatia e com um lindo discurso empoderado, sul africana é eleita a Miss Universo 2019

Foto: Paras Griffin/Getty Images/AFP

ADVERTISEMENT

Manaus- Am| Coroada na noite deste domingo (8), a Miss Universo 2019 é a sul- africana Zozibini Tunzi, de 26 anos. Com muita confiança e um discurso poderoso, Zozibini falou sobre os padrões de beleza, combate às mudanças climáticas e por que ensinar liderança a meninas e mulheres.

Zozibini é a sexta mulher negra à ganhar o concurso de beleza e a primeira premiada não branca do país. Por conta do seu tom de pele, a miss universo 2019, falou sobre o racismo que meninas negras sofrem por conta das suas características únicas e da mudança que deseja no mundo. ‘Cresci em um mundo onde uma mulher que parece comigo – com meu tipo de pele e meu tipo de cabelo – nunca foi considerada bonita. E acho que está na hora de isso parar hoje. Quero que crianças olhem pra mim e vejam meu rosto e quero que vejam seus rostos refletidos no meu.’, relatou.

Foto: Divulgação

Quando perguntada sobre os ensinamentos que devemos dar às meninas nos dias de hoje, Zozibini foi firme e incentivou a liderança feminina. ‘Liderança. É algo que está faltando a meninas e mulheres há muito tempo – não porque nós não queremos, mas por causa do que a sociedade rotulou as mulheres para serem’… ‘Eu acho que nós somos os seres mais poderosos do mundo e que nós deveríamos ter todas as oportunidades. Isso é o que deveríamos estar ensinando a meninas – ocupar espaço. Nada é tão importante quanto ocupar espaço na sociedade”, respondeu.

Em uma pergunta descontraída, os juízes questionaram qual música a profissional de relações públicas estava ouvindo naquela semana. Zozibini respondeu que gosta de autoafirmar todas as manhãs e que escuta músicas onde incentiva o poder dentro dela, ‘Eu me olho no espelho e digo ‘você é linda, você é capaz, você é inteligente’. Essa semana eu ouvi ‘Brown Skin Girl’ [de Beyoncé], para ativar a magia da mulher negra’, respondeu Zozibini.

Horas antes de vencer a competição, Zozibini postou em suas redes sociais a gratidão e o amor que sente à sua família. De origem humilde, a jovem contou que avó foi a primeira pessoa quem lhe deu um livro e que por causa dos familiares, nunca desistiu dos seus sonhos.

Zozibini passará um ano em Nova York, onde participará desfiles de moda e fortalecerá contato com a mídia ao redor do mundo.

Expressoam:

This website uses cookies.