MANAUS (AM) – O pré-candidato ao Senado Federal Capitão Alberto Neto (PL/AM) aparece, mais uma vez, em posição de destaque com 55% dos votos válidos na soma do primeiro e segundo votos, é o que aponta mais recente pesquisa eleitoral realizada no Amazonas.
O levantamento, consolida o parlamentar como um dos grandes favoritos na corrida por uma das duas vagas ao Senado e o coloca com ampla vantagem sobre o candidato que aparece logo atrás, abrindo uma diferença de cerca de 28 pontos percentuais na disputa direta.
Esta é a terceira pesquisa, divulgada nas últimas semanas, que confirma um cenário de consolidação eleitoral, demonstra um crescimento consistente e forte aceitação de Alberto Neto junto ao eleitorado amazonense.
A pesquisa também evidencia que o nome do Capitão apresenta baixo índice de rejeição (28%), o que amplia ainda mais sua margem de crescimento ao longo da campanha, especialmente entre eleitores indecisos.
Crescimento no eleitorado
Outro dado relevante é o desempenho de Capitão Alberto Neto na capital e entre os eleitores mais jovens. O levantamento mostra que o candidato lidera em Manaus, com 41% das intenções de voto, e atinge seu melhor desempenho entre eleitores de 25 a 34 anos, chegando a 49%, e consolidado como liderança forte entre o eleitorado urbano e conectado.
Além dos números expressivos, a pesquisa reforça um fator político determinante para o desempenho do candidato: Capitão Alberto Neto se fortalece como representante da direita na disputa ao Senado pelo Amazonas. Em um cenário de eleitorado cada vez mais definido ideologicamente, o parlamentar desponta como a principal referência conservadora no estado, concentrando o voto da direita e se diferenciando dos demais concorrentes.
Esse posicionamento claro, aliado à baixa rejeição e ao crescimento consistente apontado pela pesquisa, tem sido decisivo para a vantagem expressiva sobre os adversários e para a consolidação de Capitão Alberto Neto como um dos nomes mais competitivos do pleito.
A pesquisa do Instituto Comunidados, foi realizada entre os dias 15 e 19 de dezembro de 2025, com 2.000 entrevistas telefônicas, margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.