X
    Categories: Mundo

Campeã mundial de xadrez processa Netflix por fala sexista na série ‘O Gambito da Rainha’

ADVERTISEMENT

MUNDO | A georgiana Nona Gaprindashvili, sexta campeã do mundo e a primeira mulher a receber o título de Grande Mestre de Xadrez no ano de 1978, está processando a Netflix devido a uma fala “sexista e difamatória” na série de sucesso “O Gambito da Rainha”, que faz referência a sua carreira.

Fala essa que afirma que a campeã georgiana nunca teria enfrentado homens em uma competição.

Essa acusação “é manifestamente falsa, além de grosseiramente sexista e difamatória”, destaca a jogadora de xadrez em uma denúncia.

De acordo com o Screenrant, Nona entrou com um processo por difamação contra a Netflix afirmando que, em 1968, período retratado no final da série, ela já havia competido contra pelos menos 59 jogadores de xadrez do sexo masculino.

A campeã mundial também ficou ofendida pelo fato de ter sido chamada de russa pela série, pois, na verdade, ela era  georgiana, um grupo de pessoas que havia sido dominado pela Rússia durante o período da União Soviética.

Na época, a Rússia invadiu as terras dos georgianos e invadiu suas terras, praticamente apagando sua cultura da memória e do conhecimento ao redor do mundo. Sendo assim, o processo também acusa a Netflix de desrespeito e rotulagem falsa.

Em resposta a estas acusações, a Netflix salienta que a empresa “tem o maior respeito pela ilustre carreira de Gaprindashvili, mas considera que as acusações não têm fundamento”.

Expressoam:

This website uses cookies.