X

Bebê de 8 meses morre de dengue e Covid-19 após ir quatro vezes em busca de ajuda médica

Após a morte da filha, Gabriela fez um alerta para as mães. Foto: Reprodução

ADVERTISEMENT

DISTRITO FEDERAL – O país vive o aumento de casos de dengue e Helena Alves Martins Dourado, de apenas 8 meses, morreu da doença e de Covid-19 na última quarta-feira (28), no Distrito Federal. Segundo a mãe da criança, Gabriela Alves Martins de Oliveira, ela procurou atendimento pelo menos quatro vezes na rede pública, onde foi informado que a pequena estava apenas com dengue e não precisava ser internada.

A bebê começou a passar mal com febre no domingo (25). Levada ao Hospital de Planaltina, ela foi atendida e liberada. No local, vomitou, mas não apresentou mais alteração na temperatura e foi embora.

Na segunda-feira (26), Gabriela levou a filha à Unidade Básica de Saúde (UBS), onde foi bem atendida e fez teste de dengue. Foi pedido ainda exame de sangue para contagem das plaquetas.

Ela foi até o Hospital Regional de Sobradinho onde ficou sete horas esperando atendimento. “No Hospital de Sobradinho, colocaram pulseira laranja nela e fiquei sete horas esperando por atendimento. A médica falou que não era nada, fez hemograma, colocou um acesso nela, deu soro. Aí a doutora falou: ‘Não vou manter ela aqui porque está sem febre, está urinando, então a gente entende que não tem nada’”, afirmou Gabriela.

Na terça-feira (27), a criança piorou e vomitou seis vezes. A mãe lembra ainda que a bebê parecia com muita sede. Vomitava e mamava. No dia seguinte, morreu nos braços de Gabriela.

“Quando foi de manhã, tudo aconteceu. Ela já estava bem molinha. Fui dar um banho e as extremidades dela estavam frias, tentei dar leite e ela já não quis. Ela morreu nos meus braços, não teve jeito. Chegou no hospital já morta”, afirmou.

“Colocaram oxímetro nela, mas já não estava respondendo. No Hospital de Planaltina tive todo amparo, ficaram uma hora tentando reanimar ela. Se houve erro, foi no Hospital de Sobradinho”, disse. A mãe contou ainda que, em nenhum momento foi informada sobre possibilidade de a menina ter sido infectada por Covid.

O corpo da criança foi sepultado no Cemitério de Planaltina.  Após a morte da filha, Gabriela fez um alerta para as mães.

Expressoam:

This website uses cookies.