X

Após contrair sarampo, agente de saúde morre em busca de tratamento

ADVERTISEMENT

Manaus – A agente de saúde Alcimarina Jakiminutt, de 44 anos, morreu após contrair sarampo no município de Autazes, no interior do Amazonas. De acordo com familiares Alcimarina teria contraído a doença após cuidar do irmão infectado com sarampo. A agente de saúde é a quarta vítima fatal da doença que tem se propagado no Amazonas.

De acordo com a coordenadora estadual de imunização da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Izabel Nascimento, a agente de saúde não teria se imunizado e por isso contraiu o vírus. O profissional de saúde tem que se imunizar com duas doses: a primeira, e 30 dias depois, toma a segunda dose.

Izabel informa que em caso de dúvida   é necessário a realização de um diagnóstico clínico, seguindo o protocolo definido para atendimentos de casos suspeitos de sarampo.

Negligência

Os familiares da agente de saúde Alcimarina, reclamam da demora do diagnóstico e da peregrinação nos hospitais do Amazonas. Para eles a demora do atendimento foi determinante para o falecimento de Alcimarina.

De acordo com a família, uma médica do Hospital Delphina Aziz descartou que a agente de saúde estivesse com sarampo. O que de certo modo acabou agravando o quadro de saúde dela.

Os familiares da funcionária pública pedem que as autoridades das áreas de saúde do Estado  que olhem com mais atenção as pessoas com suspeita de sarampo para que elas sejam diagnosticadas de forma correta.

Expressoam:

This website uses cookies.