Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, escolas da rede estadual do Amazonas vivem um momento de intensa mobilização. Faltando menos de um mês para as provas, que acontecem nos dias 9 e 16 de novembro, mais de 42 mil alunos finalistas do Ensino Médio se preparam para o exame, considerado a principal porta de entrada para o Ensino Superior no país.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 110 mil candidatos de todo o estado estão inscritos para o Enem deste ano, entre estudantes das redes estadual, federal e particular, além de concluintes do Ensino Médio de anos anteriores. Para a aplicação das provas, 225 escolas estaduais serão cedidas ao Ministério da Educação (MEC), tanto na capital quanto no interior.
Criado há mais de duas décadas, o Enem é o principal exame de avaliação da Educação Básica no Brasil. Os resultados são utilizados em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, diversas universidades brasileiras e instituições de ensino superior em Portugal utilizam as notas do Enem em seus processos seletivos, abrindo novas oportunidades para os estudantes.