Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Amazonas

Amazonas está pronto para vacinar 1,8 milhão de pessoas contra sarampo e influenza a partir de 4 de abril

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus Por Colaboração para o Expresso AM, em Manaus
28 de março de 2022
no Amazonas
0
A campanha de vacinação contra sarampo e influenza deste ano inicia no próximo dia 4 de abril. Foto: Girlene Medeiros - FVS/RCP

A campanha de vacinação contra sarampo e influenza deste ano inicia no próximo dia 4 de abril. Foto: Girlene Medeiros - FVS/RCP

491
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – A campanha de vacinação contra sarampo e influenza deste ano inicia no próximo dia 4 de abril. No Amazonas, a expectativa é vacinar 1.817.074 pessoas de grupos prioritários, sendo 1.375.666 contra influenza e 441.408 contra sarampo. A estratégia objetiva ampliar a cobertura vacinal contra o sarampo e reduzir as complicações decorrentes de infecções pelo vírus da influenza.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e as secretarias municipais de saúde, tem como estratégia realizar o “Dia D” de mobilização social no dia 30 de abril, com encerramento da campanha previsto para 3 de junho.

A população pode buscar a imunização no posto de vacinação mais próximo a partir de 4 de abril. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, a meta de cobertura vacinal do sarampo é de, no mínimo, 95% e 90% para influenza.

“A vacinação da influenza é importante para evitar a disseminação de outros vírus, além do que causa a Covid-19, sobretudo nesse período que ainda é sazonal para doenças respiratórias. A vacinação contra o sarampo, que ocorrerá de forma simultânea, é a única forma de erradicarmos essa doença do Amazonas e contamos com a adesão da população”, afirma o secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad.

“As campanhas chamam atenção da sociedade para reduzir e prevenir o risco e surgimento de complicações decorrentes das doenças e óbitos de doenças já eliminadas ou minimizadas pela vacina que protege os grupos mais vulneráveis”, destaca a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim.

Posts Relacionados

C0rp0 encontrado às margens de rodovia em Novo Airão pode ser de piloto envolvido em queda de aeronave

Veja: Homem é ex3cutad0 com tir0s na cab3ça após sacar dinheiro para empréstimo em Itacoatiara

Delegada volta a intimidar jornalista por pedir informações sobre ex-animador do Garantido pr3s0 por e$tupr0

Em 2021, foram notificados e descartados 36 casos do sarampo. Também no ano passado, a cobertura vacinal da primeira dose foi de 69,45%, e da segunda dose, de 42,05%. A enfermeira Angela Desirée, do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, destaca para a importância da ampliação da cobertura vacinal contra o sarampo com o objetivo de evitar a reintrodução do vírus da doença.

“Atualmente, em 2022, ainda há casos de sarampo no país. Na região norte (no Amapá), há um surto ativo. Esse cenário é um risco para as nossas crianças de o sarampo retornar ao Amazonas. Então, vamos levar os nossos pequenos para vacinar contra o sarampo”, alerta a enfermeira.

Especificamente sobre a imunização contra influenza, a também enfermeira do DVE/FVS-RCP, Lílian Furtado, destaca que é importante atingir a cobertura vacinal contra a infecção.

“A vacinação é uma forma de prevenir complicações de doenças e óbitos, para reduzir sintomas, principalmente, nos grupos prioritários. Por isso, é preciso que busquemos atingir a meta da campanha é vacinar 90% do grupo elegível”, conclui Lílian.

Grupos prioritários 

Na campanha contra a influenza, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, profissionais de segurança e salvamento e das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes  e outras condições clínicas especiais.

A vacinação contra o sarampo tem os seguintes públicos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde. Para os trabalhadores da saúde, considerando o risco de adoecimento e maior exposição nos serviços de saúde, será atualizada a situação vacinal contra o sarampo, e, portanto, não haverá meta de cobertura vacinal.

Tags: 20224 de abrilInfluenzasarampovacinação

Câmera grava blindadas furtand0 TV dentro das Lojas Americanas em Manaus

23 de janeiro de 2026

Pai que mat0u filho no banheiro em Manaus disse que só ia dar um banho nele

23 de janeiro de 2026

Pai foragido que mat0u filho de 3 anos em Manaus estrangul0u o menino no banheiro 

23 de janeiro de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago