Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Política

Alexandre de Moraes terá de se desfiliar do PSDB para ser ministro do STF

Expressoam Por Expressoam
6 de fevereiro de 2017
no Política
0
491
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

Brasília – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Alexandre de Moraes, só poderá assumir o cargo de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) após receber o aval do Senado e depois que se desfiliar do PSDB.

Para assumir o cargo, Moraes terá de ser sabatinado e aprovado pelo Senado. O ministro também vai ter de se desvincular do PSDB, partido ao qual é filiado desde dezembro de 2015, quando era secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, no governo de Geraldo Alckmin (PSDB).

De acordo com a Constituição Federal, em seu artigo 95, aos juízes, sejam ministros da Suprema Corte ou não, “é vedado dedicar-se à atividade político-partidária”, o que inclui filiação partidária.

Moraes foi indicado pelo presidente, Michel Temer, no fim da tarde desta segunda-feira (6), para ocupar a vaga deixada por Teori Zavascki, morto após a queda de um avião em Paraty (RJ), em 19 de janeiro.

“As sólidas credenciais acadêmicas e profissionais o qualificam para as elevadas responsabilidades do cargo de ministro da Suprema Corte”, diz nota oficial do Palácio do Planalto lida pelo porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, em breve comunicado.

Posts Relacionados

Professora Maria do Carmo ultrapassa David e empata com Omar na capital; prefeito tem maior rejeição registrada

Omar Aziz lidera disputa para governo do Amazonas, aponta nova pesquisa Census

Condenado por m4tar garota de 14 anos é localizado e preso em comércio no Lírio do Vale

Doutorado e filiação ao PSDB

Alexandre de Moraes publicou diversos livros sobre Direito Constitucional e fez carreira como advogado e promotor de Justiça. Ele possui doutorado em Direito do Estado e título de livre-docência em Direito Constitucional pela USP (Universidade de São Paulo).

Ele também ocupou cargos públicos no governo e na Prefeitura de São Paulo.

Na prefeitura paulistana, na gestão de Gilberto Kassab, Moraes acumulou os cargos de secretário municipal dos Transportes e de Serviços.

O ministro também foi conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), de 2005 a 2007, e secretário de Justiça de São Paulo, de 2002 a 2005, quando chegou a acumular a presidência da antiga Febem (Fundação do Bem-Estar do Menor) de São Paulo.

Moraes também atuou como promotor de Justiça no Ministério Público de São Paulo de 1991 a 2002.

Com informações Uol.

Vídeo: Mulher dá à luz em menos de 3 minutos no chão da loja onde comprava enxoval do bebê

5 de dezembro de 2025
Clayton de Souza Rodrigues tinha apenas 43 anos. Foto: Reprodução

Indigenista e professor Clayton de Souza s0fr3 AVC atuando em Terra Índigena e morre em Manaus

5 de dezembro de 2025
Segundo o delegado, a vítima já havia feito um aborto de outra gestação com o suspeito. Foto: Reprodução

Pais são pr3s0s por deixarem filha de 13 anos ser ‘esposa’ e engravidar de homem em Autazes

5 de dezembro de 2025
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

3 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

3 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

3 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

3 anos ago