X
    Categories: Amazonas

Ageman orienta reservar água por causa de apagão de energia em Manaus e vários estados do Brasil

A energia elétrica ainda não voltou em todos os bairros de Manaus. Foto: Divulgação/Secom

ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – A Agência Reguladora dos Serviços Delegados do Município de Manaus (Ageman) informa que está monitorando o blecaute de energia que ocasionou a suspensão no fornecimento de água da cidade, nesta terça-feira (15). A agência orienta os usuários a reservarem água até o restabelecimento do serviço.

Em nota oficial divulgada pela Amazonas Energia, a concessionária informa que, às 7h32, ocorreu um desligamento intempestivo do Linhão de Tucurui, ocasionando blecaute no sistema de Manaus e Interlagos, afetando também as cidades de Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara. No momento, a Amazonas Energia aguarda orientações de restabelecimento pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

Alguns bairros da cidade já retornaram com a energia por volta das 9h20, mas outros continuam sem energia, internet e a água, por causa do blecaute. Alunos foram liberados das escolas e o trânsito foi afetado por causa dos semáforos.

Em nota, a Águas de Manaus afirmou que o serviço deve ser restabelecidos em até 24h, de forma gradativa. Equipes foram mobilizadas com carros-pipa, para abastecer locais prioritários, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde.

Apagão geral

Em nota divulgada na manhã desta terça-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados brasileiros, por volta das 8h30 (horário de Brasília), ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.

Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.

De acordo com a ONS, 6 mil MW já foram recompostos desde que o serviço foi iniciado, às 9h16, e as causas da interrupção continuam sendo apuradas.

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus:

This website uses cookies.