X
    Categories: Justiça

Acusado de matar Jerusa com 18 facadas é condenado a 27 anos de prisão em regime fechado

O acusado do crime chorou, pediu perdão e disse que não estava no seu 'normal' quando ocorreu o fato. Foto: Divulgação/Raphael Alves/TJAM

ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – Ivan Rodrigues Chagas, acusado de matar a companheira, Jerusa Helena Torres Nakamine, em abril de 2018, foi condenado pelo Conselho de Sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus a 27 anos de reclusão em regime fechado e ainda decretou a prisão preventiva para o cumprimento da pena, conforme o Código Penal Brasileiro (CPP).

O julgamento foi o mais longo registrado este ano em Manaus e durou cinco dias. Começou na última quinta-feira (2) e foi encerrado somente nesta segunda (6), no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, no bairro de São Francisco, Zona Sul da capital, sob a presidência da juíza de Direito Ana Paula de Medeiros Braga Bussulo.

Ivan foi condenado pelo crime de homicídio qualificado e sentenciado de acordo com o art. 121, parágrafo 2º, incisos I (motivo torpe), III (meio cruel), IV (mediante recurso que dificultou a defesa da vítima) e VI (contra a mulher por razões da condição de sexo feminino) todos do Código Penal.

Nos cinco dias de julgamento, foram ouvidas cinco testemunhas de acusação. Durante todos os dias, familiares da vítima estiveram acompanhando o julgamento. No interrogatório do réu, realizado no domingo, um dos parentes de Jerusa chegou a passar mal, com problema de pressão alta, e recebeu atendimento da equipe do setor médico do Tribunal de Justiça do Amazonas, que também atendeu uma testemunha, uma jurada e o próprio réu, que apresentaram sintomas de mal-estar ao longo do julgamento.

No seu interrogatório, Ivan chorou e chegou a pedir perdão pelo que fez, afirmando que não estava em seu normal. Não respondeu às perguntas da acusação, limitando-se a atender aos questionamentos feitos por seus advogados e pela juíza.

O crime

Conforme o inquérito policial que embasou a denúncia formulada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas, Ivan Rodrigues Chagas confessou ter matado Jerusa Helena Torres Nakamine no dia 12 de abril de 2018, por volta das 5h30, na casa em que moravam, no conjunto Campos Elíseos, Zona Centro-Oeste de Manaus.

De acordo com os laudos periciais, a vítima foi morta com 18 golpes de faca.

O casal estava em processo de separação devido acusações de mútuas traições e havia patrimônio considerado a ser partilhado. Segundo a justiça, o motivo do crime foi ciúmes e tentativa de obter vantagem econômica ao evitar a partilha de bens.

Colaboração para o Expresso AM, em Manaus:

This website uses cookies.