Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Brasil

“Perpassa em altivez”: Estudante é eliminado após redação com linguagem rebuscada e entra na Justiça

Via redação Por Via redação
27 de março de 2026
no Brasil
0
586
AÇÕES
1.7k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

BRASIL – Após ser eliminado do processo seletivo para o curso de Direito da Universidade de São Paulo (USP), o estudante Luis Henrique Etechebere Bessa, de 18 anos, decidiu recorrer à Justiça. Ele recebeu nota zero na redação da segunda fase da Fuvest e questiona a ausência de uma justificativa detalhada por parte da banca avaliadora.

O candidato afirma que solicitou esclarecimentos, mas recebeu apenas uma resposta considerada genérica. Diante disso, ingressou com um mandado de segurança, com apoio da mãe, que é advogada, para tentar obter uma explicação formal sobre a correção do texto.

De acordo com a organização do vestibular, a redação não atendeu à proposta, que abordava o tema do perdão, o que comprometeu a avaliação. A banca informou que houve mais de uma correção independente e destacou que não há possibilidade de revisão da nota nesse tipo de situação.

Especialistas ouvidos apontaram que o uso excessivo de linguagem rebuscada e referências teóricas dificultou a compreensão do texto. Segundo os professores, a falta de clareza e de alinhamento com o tema foram determinantes para a atribuição da nota zero.

Veja redação:

Posts Relacionados

“Galinha Pintadinha” e filha são presas novamente por tráfic0 na boca do Neymar

Vídeo: menino de 12 anos é atr0pelad0 e arrastad0 por caminhão, mas se levanta normalmente

Vídeo: namorado evita que mulher seja atr0pealda, mas é atingido por moto no Distrito

“Intentona pela Reconstituição da Interioridade

Perpassa em altivez, pela procela, a grandiloquência condoreira, em cuja máxima aforismática revela a tétrica languidez do sofrer recôndito. Djaimilia de Almeida concebe, em A Visão das Plantas, valer-se a epísteme lírico-narrativa de concepções hermenêutico-historiográficas, as quais decorrem da dialética antagônica e maquiavélica ao postularem a teleologia hodierna. Sob essa perspectiva, Ferdinand de Saussure preconiza a relação simbiótica entre significado e significante a partir da coesão engendrada pelo domínio tradicional concomitante ao coercitivo. Entretanto, à medida em que impera a dinamicidade, fragilizam-se axiomas em difusas postulações. Nesse ínterim, ressoa o sofrer recôndito na fragmentação identitária ao se concernir ao perdão – significado – múltiplos significantes: o condicionamento e a limitação, seja em razão da violência simbólica ou da tecnocracia.

Nessa vereda, sobrepuja-se a subjetividade ao “modus vivendi” da superestrutura cívico-identitária. Articula a dialética bourdiana – de Pierre Bourdieu – a internalização de signos culturais, fundamentados por efemérides violentas, a partir da impotência reflexiva inerente ao sujeito-interlocutor, o qual se resigna à unidimensionalidade distópica que o cerca. Dessa forma, transfigura-se a universalidade associada ao imperativo categórico no perdão condicionado: busca incessante por relegar a outrem o esvaziamento eudaimônico da individualidade esvaziada.

Ademais, nota-se haver a instrumentalização da razão a partir do Antropo-tecno-ceno – era em que ocorre a comodificação cultural a partir do uso de emergentes adventos tecnológicos. Nesse ínterim, Michael Sandel postula ser promovida pela tecnocracia a associação de concepções desenvolvimentistas à égide capitalista, ocasionando a negligência da seguridade social. Assim, desnuda-se o perdão limitado como sendo uma intentona à valorização do indivíduo cujo “status quo” encontra-se invisibilizado, uma vez que ocorre a busca mercadológica pelo perdão.

Diante do exposto, revela-se a tendência, no espectro contemporâneo, à fragmentação da “psique” coletiva, sendo o “perdão” a elucidação de sua fenomenologia. Nesse sentido, é diminuída a grandiloquência condoreira pela tecnocracia e pela violência simbólica, sendo o sofrer recôndito o seu suplício, em distintos significantes.”

 

Tags: estudantejustiçalinguagemreprovado
Homem é encontrado m0rt0 em mata próxima à Torquato Tapajós

Homem é encontrado m0rt0 em mata próxima à Torquato Tapajós

11 de agosto de 2026

Carro capota três vezes após motorista desviar de veículo na BR-174

11 de agosto de 2026
Delegado diz que câmeras não mostram menino autista batendo em crianças no Amazonas Shopping

Delegado diz que câmeras não mostram menino autista batendo em crianças no Amazonas Shopping

11 de agosto de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Politics
  • News
  • Business

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

4 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

4 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

4 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

4 anos ago