Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Política

Capitão Alberto Neto aciona ministérios dos Direitos Humanos e Justiça sobre mecanismos de proteção integral de crianças e adolescentes contra todas as formas de violência

Via redação Por Via redação
9 de julho de 2025
no Política
0
494
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

BRASÍLIA – No último fim de semana a morte brutal do jovem Fernando Vilaça da Silva, de 17 anos, na Zona Leste de Manaus, acendeu o alerta para falta de proteção de crianças e adolescentes contra todas as formas de violência no Brasil. Por este motivo o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL/AM) acionou os ministérios dos Direitos Humanos e Justiça sobre mecanismos de proteção integral a essa população no país.

“A morte de Fernando representa uma grave violação ao direito fundamental de todo jovem à segurança e ao respeito. O estudante foi brutalmente espancado até a morte após questionar insultos proferidos por outros adolescentes. Este caso expõe as vulnerabilidades que afetam a segurança de todas as crianças e adolescentes em Manaus e em todo país”, disse.

Especialista em segurança pública, o parlamentar destacou que a segurança de crianças e adolescentes enfrenta desafios complexos que transcendem questões específicas de identidade ou orientação e lembrou da importância da comunidade escolar para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, como agente orientador de princípios da vida em sociedade.

“O caso Fernando Vilaça serve como um alerta sobre a necessidade urgente de repensar as estratégias de proteção integral à juventude. A segurança de todas as crianças e adolescentes na capital amazônica e no Brasil, não pode depender apenas de medidas repressivas, mas deve incluir programas educativos abrangentes sobre convivência respeitosa, resolução pacífica de conflitos e valorização da diversidade humana em todas as suas manifestações”, afirmou.

Violência crescente em Manaus
Sobre o caso específico de Manaus, o deputado enfatizou que o ambiente urbano, especialmente em bairros periféricos, apresenta vulnerabilidades que colocam os jovens em risco. A naturalização da violência entre adolescentes, a falta de espaços seguros de convivência e a ausência de uma cultura de resolução pacífica de conflitos criam um cenário onde qualquer criança ou adolescente pode se tornar vítima de agressões fatais.

Posts Relacionados

Flávio Bolsonaro declara apoio a Alberto Neto e pede voto para o “222” no Amazonas: ‘preciso do Capitão’

Tiro pela culatra: Delegado Pablo ataca Wilson Lima, mas foto dos dois juntos em 2022 reaparece

Wilson Lima quebra o silêncio e esclarece história dos respiradores em loja de vinho: ‘é fake news’

Para o parlamentar a tragédia evidencia que, independentemente das características pessoais, origem social, aparência física ou qualquer outro aspecto, todo jovem têm o direito fundamental de circular com segurança pelas ruas de sua cidade, sem temer sair de casa para realizar atividades cotidianas como comprar no mercado, ir à escola ou encontrar amigos. A liberdade de movimento e a segurança pessoal são direitos básicos que devem ser garantidos a toda criança e adolescente.

“A construção de uma cidade mais segura para todos os jovens requer esforços coordenados entre poder público, escolas, famílias e comunidades. Programas de prevenção à violência, espaços seguros de convivência, atividades culturais e esportivas, além de campanhas educativas sobre respeito mútuo, são elementos essenciais para garantir que tragédias como a de Fernando não se repitam”, afirmou Capitão Alberto Neto.

Tags: Alberto Neto
'Olha onde ele tá': jovem brinca com calor e diz que pe1t0 “derreteu” em Manaus

‘Olha onde ele tá’: jovem brinca com calor e diz que pe1t0 “derreteu” em Manaus

21 de agosto de 2026
Candidato ao Senado reencontrou beneficiária, no Campo Sales, e relembrou os resultados da regularização fundiária que beneficiou mais de 23 mil famílias no Amazonas. Foto: Divulgação

Da entrega de 23 mil títulos ao Senado: Wilson Lima reafirma compromisso com a regularização fundiária

21 de agosto de 2026
A  participação de Coari na distribuição passa a ser de 5,81% mais a recomposição de R$ 91,6 milhões. Foto: Divulgação

Decisão judicial determina que Governo do Amazonas aumente o repasse do ICMS para Coari

21 de agosto de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Politics
  • News
  • Business

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

4 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

4 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

4 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

4 anos ago