Expresso AM
Facebook Instagram Twitter
Expresso AM
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
  • Início
  • Empregos & Dicas
  • Concursos
  • Educação
  • Economia
  • Política
  • Manaus
  • Mundo
  • Segurança
  • Entretenimento
  • Especial Publicitário
Home Política

Polícia Federal investiga empresa ligada a avião que caiu com Eduardo Campos

Expressoam Por Expressoam
31 de janeiro de 2017
no Política
0
491
AÇÕES
1.4k
VISUALIZAÇÕES
ADVERTISEMENT

Brasília – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (31/1) a operação Vórtex, desdobramento das investigações que apuram o acidente que matou o ex-governador e candidato à Presidência da República Eduardo Campos, em 2014. Estão sendo cumpridos 10 mandados, sendo seis de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva. Todos em Pernambuco.

O alvo é uma terceira empresa envolvida na compra do jatinho em que o socialista estava quando morreu. De acordo com informações da PF, a empresa teria contratos milionários com o governo de Pernambuco e teria feito várias doações ao PSB, partido de Campos.

A operação foi batizada de Vórtex, numa referência ao redemoinho que ocorre antes de turbulências.

Este mês, o empresário João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho, conhecido como João Lyra, assinou acordou de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF). Além dele, também optaram pela delação Eduardo Freire Bezerra Leite e Apolo Santana Vieira. Os três empresários pernambucanos foram alvos da operação Turbulência, responsável por investigar o arrendamento da aeronave Cessna Citation PR-AFA, que caiu em Santos e matou Eduardo Campos.

João Lyra teria negociado com os investigadores o detalhamento de todas as transações financeiras realizadas por seu grupo cujos valores são oriundos de superfaturamento de obras públicas e de esquemas envolvendo empreiteiras e o governo de Pernambuco.

Posts Relacionados

Câmara Municipal de Manaus forma 60 alunos em cursos de informática básica e avançada

Joana Darc quer ser a vice de Roberto Cidade diante de falsa acusação, agressão a fiscal do Ibama e viagens polêmicas

Auxílio Estadual de R$ 500 para mães e pais atípicos marca discurso de Roberto Cidade em grande encontro no Alvorada

Embora a operação Turbulência tenha origem na queda do avião, a PF compartilhou informações com a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba (PR) e com o grupo de investigadores da Procuradoria-Geral da República.

Obras públicas
Para chegar aos verdadeiros proprietários do jatinho, a PF mapeou uma teia de empresas de fachada supostamente utilizadas para lavar e escoar dinheiro oriundo de obras públicas para campanhas políticas. Foram investigados repasses da Camargo Corrêa e da OAS que teriam origem em desvios praticados em obras da Petrobras em Pernambuco e na transposição do Rio São Francisco.

Na denúncia oferecida pelo MPF contra 18 pessoas envolvidas no caso, o MPF apontou que os três empresários lideravam o grupo criminoso que lucrava com “a prática de agiotagem”, lavagem de dinheiro proveniente de superfaturamento de obras públicas e pagamento de propina para agentes públicos. Embora essa primeira denúncia tenha sido arquivada, a investigação prossegue em Pernambuco.

À época da deflagração da Turbulência, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), do qual Eduardo Campos era presidente, reiterou a sua confiança na “conduta sempre íntegra do ex-governador” e o apoio incondicional ao trabalho de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público, esperando que resulte no pleno esclarecimento dos fatos.”

A Camargo Corrêa afirmou que a empresa foi a primeira a colaborar e que segue à disposição da Justiça. A OAS não retornou os contatos da reportagem.

 

 

Cidade classificou Serafim como 'o melhor vice-governador do Brasil' e destacou sua trajetória ilibada e sua capacidade técnica. Foto: Divulgação

Serafim Corrêa é anunciado oficialmente como vice do governador Roberto Cidade

2 de agosto de 2026
Segundo caso registrado nesta semana. Foto: Reprodução

MP investiga caso de aluno autista de 14 anos agr3did0 e que teve cabelos r@spad0s em escola de Manaus

2 de agosto de 2026
O procedimento já foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para análise. Foto: Reprodução

H0micídi0 vira m@us-trat0s: polícia explica nova acusaçã0 contra pai de menino m0rto no Amazonas

2 de agosto de 2026
Facebook Instagram Twitter

© 2023 – Expresso AM. Todos os direitos reservados.

Expresso AM
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Politics
  • News
  • Business

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Especial Publicitário

Ações de saúde ganham reforço com nova USF e a oferta de DIU gratuito para as mulheres

4 anos ago
Especial Publicitário

Matrículas 2023 para novos alunos

4 anos ago
Especial Publicitário

O trabalho não vai parar

4 anos ago
Especial Publicitário

Manaus terá Réveillon Sustentável para brindar a chegada de 2023

4 anos ago